Pular para o conteúdo

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

4ª-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (1ª parte)

As leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Gênesis 8, 6-22

6Ao fim de quarenta dias, abriu Noé a janela, que tinha feito na arca, e soltou um corvo, 7o qual ia e vinha, até que as águas secaram sobre a terra. 8Mandou também uma pomba (sete dias depois) dele, para ver se as águas teriam já cessado de cobrir a face da terra. 9E ela; não encontrando onde pousar o seu pé, tomou a vir a ele para a arca, porque (ainda) as águas estavam sobre a terra: (Noé) estendeu a mão, e, tendo-a tomado, a recolheu na arca. 10Depois de ter esperado outros sete dias, novamente deitou a pomba fora da arca, 11a qual voltou a ele pela tarde, trazendo no bico um ramo de oliveira com as folhas verdes. Entendeu, pois, Noé que as águas já não cobriam a terra. 12Contudo esperou outros sete dias e mandou a pomba, que não tornou mais a ele. 13Portanto, no ano seiscentos e um (da vida de Noé), no primeiro mês, no primeiro dia do mês, as águas deixavam a terra: Noé, descoberto o teto da arca, olhou e viu que a superfície da terra se estava a secar. 14No segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, a terra ficou seca. 15Então Deus falou a Noé, dizendo: 16sai da arca, tu e tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos contigo. 17Faz sair contigo todos os animais que estão contigo, de todas as espécies, tanto de aves como de bestas, e de todos os répteis, que andam de rastos sobre a terra; enchei a terra, crescei e multiplicai-vos sobre ela. 18Saiu, pois, Noé com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 19Também saíram da arca todos os animais selváticos e domésticos, e os répteis, que andam de rastos sobre a terra, e todas as aves, segundo a sua espécie. 20E Noé edificou um altar ao Senhor, e, tomando de todos os animais e de todas as aves puras, ofereceu-as em holocausto sobre o altar. 21E (com isto) recebeu o Senhor um suave odor, e disse em seu coração: não amaldiçoarei mais a terra por causa dos homens, porque os sentidos e os pensamentos do coração do homem são inclinados para o mal desde a sua mocidade: não tornarei, pois, a ferir todos os seres vivos como fiz. 22Durante todos os dias da terra, a sementeira e a messe, o frio e o calor, o verão e o inverno, a noite e o dia não mais cessarão.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 8, 22-26

22Chegaram a Betsaida. Trouxeram-lhe um cego, e suplicavam-lhe que o tocasse. 23Tomando o cego pela mão, conduziu-o fora da aldeia, pós-lhe saliva sobre os olhos, e, impondo-lhe as suas mãos, perguntou-lhe: "Vês alguma coisa?" 24Ele, levantando os olhos, disse: "Vejo os homens que me parecem árvores que andam." 25Depois Jesus impôs-lhe novamente as mãos sobre os olhos, e começou a ver claramente; ficou curado e distinguia tudo, nitidamente, de longe. 26Então Jesus mandou-o para casa, dizendo: "Não entres na aldeia."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.