Primeira leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 1, 16-25
16Com efeito eu não me envergonho do Evangelho, porque é a virtude de Deus para dar a salvação a todo o crente, primeiro ao judeu, e depois ao grego. 17A justiça de Deus manifesta-se nele, indo da fé para a fé, como está escrito: O justo vive da fé (Hc. 2, 4). 18Com efeito a ira de Deus manifesta-se do céu contra toda a impiedade e injustiça daqueles homens que retêm a verdade de Deus cativa da injustiça, 19porque o que se pode conhecer de Deus, é-Ihes manifesto, pois Deus Iho manifestou. 20De fato, as coisas invisíveis dele, isto é, o seu poder eterno e a sua divindade, depois da criação do mundo, compreendendo-se pelas coisas feitas, tornaram-se visíveis, de modo que são inexcusáveis, 21porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, mas desvaneceram-se nos seus pensamentos, e obscureceu-se o seu coração insensato, 22pois, dizendo ser sábios, tornaram-se estultos 23e mudaram a glória de Deus incorruptível na figura de um simulacro de homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e de répteis. 24Pelo que Deus os abandonou aos desejos do seu coração, à imundície, de modo que desonraram os seus próprios corpos, 25eles que trocaram a verdade de Deus pela mentira e que adoraram e serviram a criatura de preferência ao Criador, que é bendito por todos os séculos. Amém.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 18(19)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Ao mestre do coro. Salmo. De Davide. 2Os céus publicam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 3Um dia transmite esta mensagem ao outro dia, e uma noite comunica-a a outra noite. 4Não é uma palavra, não é uma linguagem, cuja voz não possa perceber-se: 5O seu som estende-se por toda a terra, e as suas palavras até às extremidades do mundo. Ali pôs uma tenda para o sol 6que sai como um esposo do seu tálamo, dá saltos como gigante a percorrer o seu caminho. 7A sua saída é desde uma extremidade do céu, e o seu giro (vai) até à outra extremidade, e nada se pode subtrair do seu calor. 8A lei do Senhor é perfeita, restaura a alma; a prescrição do Senhor é firme, instrui o rude; 9Os preceitos do Senhor são rectos, deleitam o coração; o preceito do Senhor é límpido, esclarece os olhos; 10O temor do Senhor é puro, permanece eternamente, os juízos do Senhor são verdadeiros, são todos justos, 11são mais para desejar do que o ouro, do que muito ouro refinado, são mais doces do que o mel e o néctar do favo. 12Por mais que o teu servo ponha neles a sua atenção e seja muito solícito em os guardar, 13quem é que adverte, não obstante, os seus deslizes? Purifica-me dos que me são ocultos. 14Preserva também o teu servo do orgulho, para que não tenha domínio sobre mim. Então serei íntegro e limpo de grave delito. 15Sejam aceites as palavras da minha boca e a meditação do meu coração, diante de ti, ó Senhor, minha Rocha e meu Redentor.
Evangelho do dia
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11, 37-41
37Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o a ir jantar com ele. Tendo entrado, pôs-se à mesa. 38Ora o fariseu estranhou que ele não se tivesse lavado antes de comer. 39Mas o Senhor disse-lhe: "Agora vós os fariseus limpais o que está por fora do vaso e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e de iniquidade. 40Néscios, quem fez o que está de fora, não fez também o que está por dentro? 41Dai contudo esmola segundo os vossos meios, e tudo será puro para vós.
Palavra da Salvação.