Pular para o conteúdo

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

sábado, 8 de novembro de 2025

Sábado da 31ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

As leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 16, 3-27

3Saudai Prisca e Aquila, meus cooperadores em Jesus Cristo, 4os quais expuseram as suas cabeças pela minha vida, o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. 5Saudai também a Igreja que está em sua casa. Saudai o meu querido Epeneto, primícias da Ásia em Cristo. 6Saudai Maria, a qual trabalhou muito entre vós. 7Saudai Audronico e Júnia, meus parentes e cativos comigo, os quais são ilustres entre os apóstolos e foram em Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, meu caríssimo no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso cooperador em Jesus Cristo, e o meu amado Staquis. 10Saudai Apeles, provado em Cristo. 11Saudai aqueles que são da casa de Aristóbulo. Saudai Herodião, meu parente. Saudai os que são da casa de Narciso, que estão no Senhor. 12Saudai Trifena e Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a nossa muito amada Pérside, que trabalhou muito no Senhor. 13Saudai Rufo, escolhido no Senhor, e sua mãe, que considero como minha. 14Saudai Asincrito, Flegonte, Hermas, Patrobas, Hermes e os irmãos que estão com eles. 15Saudai Filólogo e Júlia, Nereve sua irmã, Olimpíades e todos os santos que estão com eles. 16Saudai-vos uns aos outros, em ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. 17Rogo-vos, Irmãos, que vos acauteleis daqueles que causam dissenções e escândalos contra a doutrina que aprendestes, e apartai-vos deles, 18porque esses tais não servem a Cristo Senhor Nosso, mas ao seu ventre, e, com palavras doces e com adulações, enganam os corações dos simples. 19Porquanto a vossa obediência em toda a parte se tornou notória. Alegro-me, pois, em vós, mas quero que sejais sábios no bem e simples no mal. 20O Deus de paz esmagará logo a Satanás debaixo de vossos pés. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. 21Saúda-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jason e Sosipatro, meus parentes. 22Eu, Tércio, que escrevi esta carta, saúdo-vos no Senhor, 23Saúda-vos Caio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e Quarto, (nosso) irmão. 24A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Assim seja. 25Ao que é poderoso para vos confirmar segundo o meu Evangelho e a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação do mistério (da salvação) encoberto desde toda a eternidade, 26mas agora manifestado pelos escritos dos profetas, segundo o mandamento do eterno Deus, para que, conhecido de todos os gentios, os leve a obedecer à fé; 27a Deus, único sábio, (seja dada) honra e glória por Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Assim seja.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 16, 9-15

9Portanto eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da iniquidade, para que, quando vierdes a precisar, vos recebam nos tabernáculos eternos. 10O que é fiel no pouco, também é fiel no muito; e o que é injusto no pouco, também é injusto no muito. 11Se, pois, vós não fostes fiéis nas riquezas iníquas, quem fiará de vós as verdadeiras? 12E se vós não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? 13Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou odiará um, e amará o outro, ou se afeiçoará a um, e desprezará o outro. Não podeis servir Deus e o dinheiro." 14Ora os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele. 15Jesus disse-lhes: "Vós sois aqueles que pretendeis passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; o que é excelente segundo os homens, é abominação diante de Deus.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.