Primeira leitura
Leitura do Livro da Sabedoria 2, 23—3, 9
23Com efeito Deus criou o homem para a imortalidade, fê-lo à imagem da sua própria natureza. 24Por inveja do demônio, é que entrou no mundo a morte; 25prová-la-ão os que lhe pertencem. Capítulo 3 1Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e não os tocará nenhum tormento. 2Aos olhos dos insensatos parece que morreram, a sua saída deste mundo é considerada como uma infelicidade. 3e a sua separação de nós como um aniquilamento, mas eles estão em paz (no céu). 4Se eles sofreram tormentos aos olhos dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade. 5Depois duma leve tribulação, receberão uma grande recompensa, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6Ele os provou como ouro na fornalha, e aceitou-os como um holocausto. 7Os justos resplandecerão no tempo da recompensa, propagar-se-ão como centelhas sobre o colmo. 8Julgarão as nações, dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Aqueles que confiam nele compreenderão a verdade, e os que são fiéis habitarão com ele no amor, porque a graça e a misericórdia são para os seus escolhidos.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 33(34)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1De Davide, quando se fingiu louco, diante de Abimeleque, e se escapou despedido por ele. 2Bendirei o Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará sempre na minha boca. 3No Senhor se glorie a minha alma: ouçam-no os humildes e alegrem-se. 4Engrandecei comigo o Senhor; exaltemos o seu nome todos à uma. 5Busquei o Senhor, e ele ouviu-me e livrou-me de todas as minhas tribulações. 6Olhai para ele, a fim de vos alegrardes e de os vossos rostos não serem cobertos de confusão. 7Eis que o aflito clamou, e o Senhor ouviu e o salvou de todas as suas angústias. 8O anjo do Senhor assenta os seus arraiais em volta dos que o temem, e os liberta. 9Gostai e vede como o Senhor é bom; ditoso o homem que a ele se acolhe. 10Temei o Senhor, vós os seus santos, porque não há indigência para os que o temem. 11Os poderosos tornam-se pobres e passaram fome; porém os que buscam o Senhor, não terão falta de bem algum. 12Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. 13Quem é o homem que ama a vida, e deseja largos dias para gozar bens? 14(Para isso) guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de palavras dolosas. 15Desvia-te do mal e faz o bem; busca a paz e vai em seu seguimento. 16Os olhos do Senhor estão voltados para os justos, e os seus ouvidos (estão atentos) ao seu clamor. 17O rosto do Senhor desvia-se dos que fazem mal, para apagar da terra a sua memória. 18Os justos clamaram, e o Senhor os ouviu, e os livrou de todas as suas angústias. 19O Senhor está perto dos contritos do coração, e levanta os abatidos de espírito. 20Muitas são as calamidades dos justos, mas de todas elas os livra o Senhor. 21(O Senhor) guarda todos os seus ossos: nem um só se quebrará. 22A malícia impele o ímpio para a morte, e os que aborrecem o justo serão castigados. 23O Senhor livra as almas dos seus servos, e não será castigado quem nele se refugiar.
Evangelho do dia
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 7-10
7Qual é de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa? 8Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te, e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás? 9Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado? 10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer."
Palavra da Salvação.