Primeira leitura
Leitura da Profecia de Isaías 7, 10-14; 8, 10
A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, Is 7, 10-14.
10O Senhor continuou a falar com Acaz, dizendo: 11Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal, quer no fundo da morada dos mortos, quer no mais alto do céu. 12Respondeu Acaz: Não pedirei tal, não tentarei ao Senhor. 13Isaías disse: Ouvi, pois, casa de Davide: Porventura não vos basta ser molestos aos homens, senão que também ousais sê-lo ao meu Deus? 14Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: Eis que a virgem concebeu e dá à luz um filho, e o chama Emanuel,
Palavra do Senhor.
Segunda leitura
Leitura da Carta aos Hebreus 10, 4-10
4porque é impossível que, com o sangue dos touros e dos bodes, se tirem os pecados. 5Por isso (Jesus Cristo), entrando no mundo, diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas formaste-me um corpo; 6os holocaustos e os sacrifícios pelo pecado não te agradaram. 7Então eu disse: Eis-me que venho, segundo está escrito de mim no rolo do livro, para fazer, ó Deus, a tua vontade (Ps. 39, 7-9). 8Tendo dito acima: Não quiseste nem te são agradáveis os sacrifícios, as oblações, os holocaustos, as vitimas pelo pecado — são estas as coisas que se oferecem, segundo a lei — 9em seguida declara: Eis-me que venho para fazer (ó Deus) a tua vontade. Tira o primeiro estado de coisas, para estabelecer o segundo. 10Por esta vontade somos santificados mediante a oblação do corpo de Jesus Cristo feita uma vez.
Palavra do Senhor.
Evangelho
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1, 26-38
26Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um varão, chamado José, da casa de David; o nome da virgem era Maria. 28Entrando o anjo onde ela estava, disse-Ihe: "Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo." 29Ela, ao ouvir estas palavras, perturbou-se, e discorria pensativa que saudação seria esta. 30O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; 31eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; reinará sobre a casa de Jacob eternamente, 33e o seu reino não terá fim." 34Maria disse ao anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?" 35O anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Menino que há-de nascer de ti, será santo e será chamado Filho de Deus. 36Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril; 37porque a Deus nada é impossível." 38Então Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a tua palavra." E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.
É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.
O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.