Primeira leitura
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3, 5.7-12
A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, 1Rs 3, 7-12.
7Portanto, ó Senhor Deus, foste tu que me fizeste reinar a mim, teu servo, em lugar de Davide, meu pai; mas eu sou (como) um menino, que não se sabe ainda dirigir. 8O teu servo está no meio do povo que tu escolheste, povo infinito, que não pode contar-se nem reduzir-se a número, pela sua multidão. 9Tu, pois, concede ao teu servo um coração inteligente, para poder julgar o teu povo e discernir entre o bem e o mal; sem isto, com efeito, quem poderá julgar um povo tão numeroso? 10Agradou ao Senhor esta oração, por ter Salomão pedido uma tal coisa. 11O Senhor disse a Salomão: Visto que esta foi a petição que me fizeste, visto que não pediste para ti nem longa vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas pediste a sabedoria a fim de discernires o que é justo, 12vou satisfazer o teu desejo: dou-te um coração tão cheio de sabedoria e de inteligência, que nenhum antes de ti te foi semelhante, nem se levantará outro depois de ti.
Palavra do Senhor.
Segunda leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 28-30
28Ora nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, para o bem daqueles que, segundo o seu desígnio, foram chamados. 29Porque os que ele conheceu na sua presciência, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30E aqueles que predestinou, também os chamou; e aqueles que chamou, também os justificou; e aqueles que justificou, também os glorificou.
Palavra do Senhor.
Evangelho
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13, 44-52
44O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, o qual, quando um homem o acha, esconde-o, e, pelo gosto que sente de o achar, vai, e vende tudo o que tem, e compra aquele campo. 45O reino dos céus é também semelhante a um mercador que busca pérolas preciosas, 46e, tendo encontrado uma de grande preço, vai, vende tudo o que tem, e a compra. 47O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar, que colhe toda a casta de peixes. 48Quando está cheia, os pescadores tiram-na para fora, e, sentados na praia, escolhem os bons para cestos e deitam fora os maus. 49Será assim no fim do mundo, virão os anjos, e separarão os maus do meio dos justos, 50e lançá-los-ão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isto?" Eles responderam: "Sim." 52Ele disse-Ihes; "Por isso todo o escriba instruído nas coisas do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas."
Palavra da Salvação.
É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.
O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.