Novidade: O app Ora et Labora chegou para iPhone e Android. App disponível para iPhone e Android. Conheça →
quinta-feira, 30 de julho de 2026
5ª-feira da 17ª Semana do Tempo Comum
Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)
As leituras da Missa
Primeira leitura
Leitura da Profecia de Jeremias 18, 1-10
1Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, assim: 2Levanta-te, vai a casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3Fui a casa do oleiro, que estava trabalhando sobre a roda. 4Quando ficava estragada a vasilha que fazia, retomava o barro com as mãos, e, tornando de novo, fazia outra, como bem lhe parecia. Então foi-me dirigida a palavra do Senhor nos termos seguintes: 6Porventura não poderei eu fazer de vós, casa de Israel, como este oleiro? diz o Senhor. Vede que, como o barro está na mão do oleiro, assim vós estais na minha mão, casa de Israel. 7Num momento, decido desarraigar, destruir, fazer perecer um povo ou um reino. 8(Porém) se tal povo se arrepende do seu mal, pelo qual eu o tenha condenado, também eu me arrependo do mal, que pensava fazer contra ele. 9Noutro momento, decido estabelecer e plantar um reino ou um povo. 10Porém se esse povo fizer o mal ante os meus olhos, de maneira que não ouça a minha voz, arrependo-me também eu do bem, que disse lhe faria.
Palavra do Senhor.
Evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13, 47-53
47O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar, que colhe toda a casta de peixes. 48Quando está cheia, os pescadores tiram-na para fora, e, sentados na praia, escolhem os bons para cestos e deitam fora os maus. 49Será assim no fim do mundo, virão os anjos, e separarão os maus do meio dos justos, 50e lançá-los-ão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isto?" Eles responderam: "Sim." 52Ele disse-Ihes; "Por isso todo o escriba instruído nas coisas do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas." 53Quando Jesus acabou de dizer estas parábolas partiu dali.
Palavra da Salvação.
É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.
O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.
A Regra de São Bento neste dia
Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.