Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 13 de setembro de 2026

24º Domingo do Tempo Comum

Domingo · VerdeTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

24º Domingo do Tempo Comum · Ano A · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Eclesiástico 27, 33—28, 9

Um trecho desta leitura não está na Bíblia da casa (versículos 5, 7).

33A ira e o furor são duas coisas execráveis; o pecador as terá em si mesmo. Capítulo 28 1Aquele que quer vingar-se, encontrará a vingança do Senhor, o qual tirará exacta conta dos seus pecados. 2Perdoa ao teu próximo que te ofendeu, e então, quando pedires, serão perdoados os teus pecados. 3Um homem conserva a sua ira contra outro homem, e pede a Deus remédio? 4Não tem compaixão dum homem seu semelhante, e pede perdão dos seus pecados? Ele, que é carne, conserva rancor, e pede propiciação a Deus? Quem lha alcançará pelos seus delitos? 6Lembra-te do teu fim e deixa de nutrir inimizades, porque a corrupção e a morte ameaçam-te por detrás dos mandamentos do Senhor. 8Lembra-te do temor de Deus, e não te ires contra o teu próximo. 9Lembra-te da aliança do Altíssimo, e não tomes em conta a falta do próximo cometida por inadvertência.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 102(103)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1De Davide. Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e todas as coisas que há dentro de mim (bendigam) o seu santo nome. 2Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. 3É ele quem perdoa todas as tuas culpas, e que sara todas as tuas enfermidades. 4E ele quem resgata da morte a tua vida, e que te coroa de misericórdia e de graça. 5É ele quem sacia de bens a tua vida; renova-se, como a da águia, a tua juventude. 6O Senhor faz as obras de justiça, e defende o direito de todos os oprimidos. 7Fez conhecer a Moisés os seus caminhos, aos filhos de Israel as suas obras. 8O Senhor é misericordioso e compassivo, lento para a ira e muito clemente. 9Não está sempre a contender, nem guarda ressentimento para sempre. 10Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas culpas. 11Antes, quanto o céu está elevado acima da terra, tanto prevalece a sua misericórdia para com os que o temem. 12Quanto o oriente dista do ocidente, tanto ele afasta de nós os nossos delitos. 13Como um pai se compadece dos seus filhos, assim se compadece o Senhor dos que o temem, 14porque ele sabe bem que somos formados: lembra-se de que somos pó, 15Os dias do homem são semelhantes ao feno; como a flor do campo, assim floresce: 16apenas é tocada pelo vento, já não existe; nem o seu lugar o conhece mais. 17Porém a misericórdia do Senhor estende-se desde a eternidade e para sempre sobre os que o temem, e a sua justiça (exerce-se) com os filhos dos filhos, 18com aqueles que guardam a sua aliança, e se lembram dos seus mandamentos, para os observar. 19O Senhor estabeleceu o seu trono no céu, e o seu reino domina todas as coisas. 20Bendizei o Senhor, vós todos os seus anjos, que sois poderosos em força, que executais as suas ordens, prontos para obedecer à sua palavra. 21Bendizei o Senhor, vós todos os seus exércitos, vós, seus ministros, que fazeis a sua vontade. 22Bendizei o Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendiz, ó minha alma, o Senhor.

Segunda leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 14, 7-9

7Com efeito, nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. 8De facto, se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Logo, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9Precisamente, por isto, é que Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos mortos e dos vivos.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 21-35

21Então, aproximando-se dele Pedro, disse: "Senhor, até quantas vezes poderá pecar meu irmão contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?" 22Jesus respondeu-lhe: "Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis fazer as contas com os seus servos. 24Tendo começado a fazer as contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 25Como não tivesse com que pagar, mandou o seu senhor que fosse vendido ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que tinha, e se saldasse a dívida. 26Porém o servo, lançando-se-lhe aos pés, lhe suplicou. Tem paciência comigo, eu te pagarei tudo. 27E o senhor, compadecido daquele servo, deixou-o ir livre, e perdoou-lhe a dívida. 28Mas este servo, tendo saído, encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando-lhe a mão, o sufocava dizendo: Paga o que me deves. 29O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, lhe suplicou: Tem paciência comigo, eu te pagarei. 30Porém ele recusou e foi mandá-lo meter na prisão, até pagar a dívida. 31Os outros servos seus companheiros, vendo isto, ficaram muito contristados, e foram referir ao seu senhor tudo o que tinha acontecido. 32Então o senhor chamou-o, e disse-lhe: Servo mau, eu perdoei-te a dívida toda, porque me suplicaste. 33Não devias tu logo compadecer-te também do teu companheiro, como eu me compadeci de ti? 34E o seu senhor, irado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a dívida. 35Assim também vos fará meu Pai celestial, se cada um não perdoar do íntimo do seu coração a seu irmão."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

24º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.