Novidade: O app Ora et Labora chegou para iPhone e Android. App disponível para iPhone e Android. Conheça →
terça-feira, 6 de outubro de 2026
3ª-feira da 27ª Semana do Tempo Comum
Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)
As leituras da Missa
Primeira leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 1, 13-24
13Ouvistes dizer de que modo vivi noutro tempo no judaísmo; com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a devastava. 14Avançava no judaísmo mais do que muitos meus coetâneos da minha nação, sendo em extremo zeloso das minhas tradições paternas. 15Mas, quando aprouve àquele que me segregou desde o ventre de minha mãe e me chamou pela sua graça 16o revelar seu Filho, em mim, para que eu o pregasse entre as gentes, imediatamente, sem consultar pessoa alguma, 17sem ir a Jerusalém aos que eram Apóstolos antes de mim, parti para a Arábia e voltei a Damasco; 18dali, no fim de três anos, fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e estive com ele quinze dias; 19dos outros Apóstolos não vi nenhum, senão Tiago, irmão do Senhor. 20No que vos escrevo, digo diante de Deus que não minto. 21Depois fui para os países da Síria e da Cilícia. 22As igrejas da Judeia, que criam em Cristo, nem mesmo de vista me conheciam, 23mas somente tinham ouvido dizer: "Aquele que outrora nos perseguia, agora prega a fé que noutro tempo impugnava" 24e por minha causa davam glória a Deus.
Palavra do Senhor.
Evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 38-42
38Indo em viagem, entrou em uma aldeia, e uma mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. 39Esta tinha uma irmã, chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. 40Marta, porém, afadigava-se muito na continua lida da casa. Aproximando-se, disse: "Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado só com o serviço da casa? Diz-lhe, pois, que me ajude." 41O Senhor, respondeu-lhe: "Marta, Marta, tu afadigas-te e andas inquieta com muitas coisas. 42Entretanto uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada."
Palavra da Salvação.
É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.
O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.
A Regra de São Bento neste dia
Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.