Pular para o conteúdo

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

terça-feira, 10 de novembro de 2026

São Leão Magno, papa e doutor da Igreja

Memória · BrancoTempo Comum (2ª parte)

As leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Carta de São Paulo a Tito 2, 1-14

1Tu, porém, ensina o que está conforme com a sã doutrina; 2(ensina) aos velhos que sejam sóbrios, honestos, prudentes, sãos na fé, na caridade, na paciência; 3igualmente às mulheres idosas que tenham um proceder próprio de pessoas santas, que não sejam caluniadoras, não dadas ao vinho, que ensinem o bem, 4que ensinem as mulheres jovens a amar seus maridos e seus filhos, 5a ser prudentes, castas, cuidadosas da casa, boas, sujeitas a seus maridos, para que se não diga mal da palavra de Deus. 6Exorta também os jovens a que sejam regrados. 7Faze-te a ti mesmo um modelo de boas obras em tudo: na pureza da doutrina, na dignidade, 8na palavra sã, irrepreensível, para que os nossos adversários sejam confundidos, não tendo mal algum a dizer de nós. 9(Exorta) os servos a que sejam submissos em tudo a seus senhores, agradando-lhes, não os contradizendo, 10não os defraudando, mas mostrando em tudo inteira fidelidade, para que em tudo honrem a doutrina de Deus nosso Salvador. 11Porquanto a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens, manifestou-se, 12ensinando-nos que, renunciando à impiedade e aos desejos do século, vivamos neste século sóbria, justa e piamente, 13aguardando a esperança bem-aventurada e a vinda gloriosa do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, 14que se deu a si mesmo por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade e purificar para si um povo que seja seu, zeloso pelas boas obras.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 7-10

7Qual é de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa? 8Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te, e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás? 9Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado? 10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.