Primeira leitura
Leitura da Carta aos Hebreus 9, 2-14
2Foi construído um tabernáculo, em cuja parte anterior, chamada o Santo, se encontravam o candeeiro, a mesa e os pães da proposição. 3Por detrás do segundo véu estava a parte do tabernáculo chamada o Santo dos Santos, 4contendo o altar de ouro, para os perfumes, e a arca da aliança, coberta de ouro por todos os lados, na qual havia uma urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; 5sobre ela estavam os Querubins da glória, que cobriam com a sua sombra o propiciatório. Toda via não é aqui o lugar de falarmos destas coisas, uma por uma. 6Estando assim tudo disposto, os sacerdotes entram sempre na primeira parte do tabernáculo, para exercer as funções sacerdotais; 7na segunda só entra o pontífice, uma vez no ano, não sem sangue que ofereça pelas suas faltas e pelas do povo, 8significando com isto o Espírito Santo que o caminho do santuário não está ainda aberto, enquanto subsiste o primeiro tabernáculo, 9que é uma figura do tempo presente, no qual se oferecem dons e sacrifícios, que não podem tornar perfeita a consciência do sacrificante. 10Tudo isto apenas se refere a alimentos e bebidas, a diversas abluções e determinações carnais, impostas somente até ao tempo da reforma. 11Mas Cristo, vindo como pontífice dos bens futuros, passando pelo meio de um tabernáculo mais excelente e perfeito, não feito por mão de homem, isto é, não desta criação, 12e não com o sangue dos bodes ou dos bezerros, mas com o seu próprio sangue, entrou uma só vez no santuário, conseguindo-nos uma redenção eterna. 13Com efeito, se o sangue dos bodes e dos touros, e a cinza de uma novilha, aspergindo os impuros, os santificam e lhes dão a pureza da carne, 14quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras de morte para servir a Deus vivo!
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 46(47)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Ao mestre do coro. Dos filhos de Coré. Salmo. 2Povos, batei todos palmas, aclamai Deus com vozes de regozijo, 3porque o Senhor é excelso e terrível, rei supremo sobre toda a terra. 4Submete os povos a nós, (põe) as nações debaixo dos nossos pés. 5Escolhe para nós a nossa herança, a glória de Jacob seu predilecto. 6Sobe Deus entre (vozes de) júbilo, o Senhor ao som da trombeta. 7Cantai salmos a Deus, cantai; cantai salmos ao nosso rei, cantai. 8Porque Deus é o rei de toda a terra, cantai um hino. 9Deus reina sobre as nações, Deus está sentado sobre o seu santo trono. 10Os príncipes dos povos reuniram-se com o povo do Deus de Abraão. Com efeito, de Deus são os grandes da terra; ele é imensamente excelso.