Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 14 de fevereiro de 2027

1º Domingo da Quaresma

Domingo · RoxoQuaresma

Celebração do dia

1º Domingo da Quaresma · Ano B · cor roxo

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Gênesis 9, 8-15

8Disse também Deus a Noé e a seus filhos com ele: 9eis que vou fazer a minha aliança convosco, com a vossa posteridade, 10e com todos os seres viventes que estão convosco, tanto aves, como animais domésticos e selváticos, que saíram da arca. 11Farei a minha aliança convosco, e não tornará mais a perecer nenhuma criatura pelas águas do dilúvio, nem haverá mais para o futuro dilúvio que assole a terra. 12E Deus disse: eis o Sinal de aliança, que faço convosco e com todos os animais viventes, que estão convosco, por todas as gerações futuras: 13porei o meu arco nas nuvens, e ele será o sinal da aliança entre mim e a terra. 14Quando eu cobrir o céu de nuvens, o meu arco aparecerá nas nuvens, 15e me lembrarei da minha aliança convosco e com todos os seres vivos da terra, e não voltarão as águas do dilúvio a exterminar toda a carne (que vive).

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 24(25)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1De Davide, A ti elevo a minha alma. Senhor, 2Deus meu. E em ti confio: não seja eu confundido! Não se alegrem à minha custa os meus inimigos! 3Com efeito, todos os que esperam em ti não serão confundidos; confundidos serão os que temeràriamente quebram a lealdade. 4Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. 5Dirige-me na tua verdade e ensina-me, porque tu és o Deus meu Salvador: em ti espero sempre. 6Lembra-te, Senhor, das tuas bondades e das tuas misericórdias, que datam dos séculos passados. 7Não te recordes dos pecados da minha mocidade, dos meus delitos; mas lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade. Senhor. 8Bom e recto é o Senhor: por isso ele ensina aos pecadores o caminho (que devem seguir). 9Dirige os humildes na justiça, ensina aos humildes o seu caminho. 10Todas as veredas do Senhor são graça e fidelidade para os que guardam a sua aliança e os seus mandamentos. 11Por causa do teu nome, Senhor, me hás-de perdoar o meu pecado, pois é grande. 12Quem é o homem que teme ao Senhor? (O Senhor) ensina-lhe o caminho que deve escolher. 13Entre bens terá a sua morada, e a sua descendência possuirá a terra. 14O Senhor é familiar aos que o temem, e manifesta-lhes a sua aliança. 15Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois ele há-de tirar do laço os meus pés. 16Olha para mim e tem piedade de mim, porque eu vejo-me só e aflito. 17Alivia as angústias do meu coração, livra-me das minhas aflições. 18Olha para a minha miséria e para o meu trabalho, e perdoa todos os meus pecados. 19Olha para os meus inimigos, pois são muitos, e odeiam-me com ódio violento. 20Guarda a minha alma e livra-me, não seja eu confundido por ter recorrido a ti. 21Protejam-me a inocência e a rectidão, porque espero em ti, Senhor. 22Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

Segunda leitura

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 3, 18-22

18porque também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados, ele justo pelos injustos, para nos levar a Deus, sendo efetivamente morto segundo a carne, mas vivificado pelo espírito. 19Com este mesmo espírito ele também foi pregar aos espíritos que estavam no cárcere (do Limbo), 20os quais outrora tinham sido incrédulos, quando nos dias de Noé a paciência de Deus estava esperando (a sua conversão), enquanto se fabricava a arca, na qual um pequeno número, isto é, oito pessoas apenas se salvaram através da água. 21Esta água prefigurava o batismo que agora vos salva, o qual não é a purificação das imundícies da carne, mas o pedido feito a Deus de uma boa consciência, graças à ressurreição de Jesus Cristo, 22que tendo subido ao céu, está à direita de Deus, depois de ter recebido a submissão dos anjos, das dominações e das potestades.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 12-15

12Imediamente o Espírito o impeliu para o deserto. 13E permaneceu no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João foi preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus, 15e dizendo: "Está completo o tempo e aproxima-se o reino de Deus; fazei penitência, crede no Evangelho.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

1º Domingo da Quaresma

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.