Primeira leitura
Leitura da Profecia de Jeremias 31, 31-34
31Estão a chegar os dias, diz o Senhor, em que farei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, 32diferente da aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, aliança que eles violaram. (Por isso) fiz sentir sobre eles o meu poder, diz o Senhor. 33Eis a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; Imprimirei a minha lei no seu íntimo, escrevê-la-ei nos seus corações; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 34Ninguém ensinará mais o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor - porque todos me conhecerão, desde o mais pequeno até ao maior, diz o Senhor, pois perdoarei a sua maldade e não me lembrarei mais do seu pecado.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 50(51)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Ao mestre do coro. Salmo. De Davide. 2Quando o profeta Natan foi ter com ele, depois de haver pecado com Betsabé. 3Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; segundo a multidão das tuas clemências, apaga a minha iniquidade. 4Lava-me inteiramente da minha culpa, purifica-me do meu pecado, 5Porque eu reconheço a minha maldade, e o meu pecado está sempre diante de mim. 6Pequei contra ti só, fiz o que é mau diante dos teus olhos, para que te manifestes justo na tua sentença, recto no teu juízo. 7Eis que nasci na culpa, e minha mãe concebeu-me no pecado. 8Eis que te comprazes na sinceridade do coração, e no meu íntimo me ensinas a sabedoria. 9Asperge-me com o hissope, e serei purificado; lava-me, e me tornarei mais branco que a neve. 10Faz-me sentir gozo e alegria, exultem os ossos que trituraste. 11Aparta o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas culpas. 12Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito firme. 13Não me arremesses da tua presença e não retires de mim o teu espírito santo. 14Dá-me a alegria da tua salvação e revigora-me com um espírito generoso. 15Ensinarei aos iníquos os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. 16Livra-me da pena do sangue, ó Deus, Deus meu salvador; a minha língua exulte com a tua justiça. 17Senhor, abrirás os meus lábios, e a minha boca anunciará os teus louvores. 18Com efeito, não te apraz o sacrifício; e se te oferecesse um holocausto, não o aceitarias. 19O meu sacrifício, ó Deus, é um espírito contrito: não desprezaria, ó Deus, um coração contrito e humilhado. 20Senhor, sê benigno com Sião por tua bondade, reconstruindo os muros de Jerusalém. 21Então aceitarás os sacrifícios legítimos, as oferendas e os holocaustos; então oferecerão bezerros sobre o teu altar.