Primeira leitura
Leitura dos Atos dos Apóstolos 9, 1-20
1Entretanto Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, apresentou-se ao sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém quantos adeptos deste caminho (doutrina) encontrasse, homens e mulheres. 3Prosseguindo ele a sua jornada, aconteceu que, ao aproximar-se de Damasco, subitamente o cercou uma luz fulgurante vinda do céu. 4Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" 5Ele disse: "Quem és tu, Senhor?" Ele (respondeu); "Eu sou Jesus, a quem tu persegues, 6Levanta-te, entra na cidade, e ai te será dito o que deves fazer." 7Aqueles que o acompanhavam, estavam estupefactos, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. 8Saulo levantou-se da terra e, tendo os olhos abertos, não via nada. Eles, porém, levando-o pela mão, o conduziram a Damasco. 9Esteve ali três dias sem ver, sem comer nem beber. 10Ora em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, disse-lhe: "Ananias!" Ele respondeu: "Eis-me aqui, Senhor." 11O Senhor disse-lhe: "Levanta-te, vai à rua chamada Direita, e busca em casa de Judas um (homem) de Tarso, chamado Saulo, porque ei-lo que está orando." 12(Neste mesmo tempo Saulo, em uma visão) viu um homem, chamado Ananias, que entrava e lhe impunha as mãos para recobrar a vista. 13Ananias respondeu: "Senhor, tenho ouvido dizer a muitos quantos males este homem fez aos teus santos em Jerusalém: 14e aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome." 15Mas o Senhor disse-lhe: "Vai, porque este é um instrumento escolhido por mim para levar o meu nome diante das gentes, dos reis e dos filhos de Israel. 16Mostrar-lhe-ei quanto deve sofrer pelo meu nome." 17Foi Ananias e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo." 18Imediatamente, lhe caíram dos olhos umas como escamas, recuperou a vista, levantou-se e foi baptizado. 19Depois que tomou alimento, recuperou as forças. Esteve alguns dias com os discípulos que se encontravam em Damasco. 20Imediatamente, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 116(117)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Aleluia. Nações, louvai todas o Senhor, ó povos todos glorificai-o, 2porque sobre nós foi confirmada a sua misericórdia, e a fidelidade do Senhor permanece eternamente.