Primeira leitura
Leitura dos Atos dos Apóstolos 10, 25-26.34-35.44-48
25Quando Pedro estava para entrar, saiu Cornélio a recebê-lo, prostrando-se a seus pés. 26Mas Pedro o levantou, dizendo: "Levanta-te, que eu também sou um homem." 34Então Pedro, tomando a palavra, disse: "Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, 35mas que, em qualquer nação, aquele que o teme e pratica a justiça, lhe é agradável. 44Estando Pedro ainda proferindo estas palavras, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a pregação. 45E os fiéis circuncisos, que tinham ido com Pedro, admiraram-se de ver que a graça do Espírito Santo foi também difundida sobre os gentios, 46porque os ouviam falar línguas e glorificar a Deus. Então Pedro disse: 47"Porventura pode alguém recusar a água do baptismo àqueles que receberam o Espírito Santo como nós?" 48E mandou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então rogaram-lhe que ficasse alguns dias com eles.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 97(98)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Salmo. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque operou maravilhas. Vitória lhe preparou a sua direita e o seu santo braço. 2O Senhor manifestou a sua salvação; revelou a sua justiça aos olhos das gentes. 3Lembrou-se da sua bondade e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor, todas as terras, alegrai-vos, rejubilai e cantai salmos. 5Cantai salmos ao Senhor com citara, com citara e ao som do saltério. 6com trombetas e ao som de corneta: regozijai-vos na presença do (vosso) rei, (que é o) Senhor. 7Ressoe o mar e tudo o que há nele, o mundo e os que habitam nele. 8Batam palmas os rios, ao mesmo tempo os montes se alegrem 9à vista do Senhor, porque vem, porque vem governar a terra. Governará o mundo com justiça e os povos com equidade.
Segunda leitura
Leitura da Primeira Carta de São João 4, 7-10
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade vem de Deus. Todo o que (assim) ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. 8Quem não ama, não conheceu a Deus, porque Deus é caridade. 9Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco, em que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele tenhamos a vida (da graça). 10A caridade (de Deus) consiste nisto: em não termos sido nós os que amamos a Deus, mas em ter sido ele que nos amou e enviou o seu Filho, como vítima de propiciação pelos nossos pecados.
Palavra do Senhor.
Evangelho do dia
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15, 9-17
9Como o Pai me amou, assim eu vos amei. Permanecei no meu amor, 10Se observardes os meus preceitos, permanecereis no meu amor, como eu observei os preceitos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós, e para que a vossa alegria seja completa. 12O meu preceito é este: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. 13Não há maior amor do que dar a própria vida pelos seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 15Não mais vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi a vós, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17Isto vos mando: Amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação.