Primeira leitura
Leitura dos Atos dos Apóstolos 2, 1-11
1Quando se completaram os dias do Pentecostes, estavam todos juntos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um estrondo, como de vento que soprava impetuoso, que encheu toda a casa onde estavam sentados. 3E apareceram-lhes repartidas umas como línguas de fogo, das quais pousou uma sobre cada um deles. 4Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar várias línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5Estavam então residindo em Jerusalém Judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. 6Logo que se deu este ruído, acudiu muita gente, e ficou pasmada, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7Estavam todos atônitos e admiravam-se, dizendo: "Porventura não são Galileus todos estes que falam? 8Como é que os ouvimos falar cada um de nós a nossa língua materna? 9Partos, Medos, Elamitas, os que habitam a Mesopotâmia, a Judeia, a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10a Frigia e a Panfília, o Egipto e várias partes da Líbia, vizinhas de Cirene, e os vindos de Roma, 11tanto Judeus como prosélitos, Cretenses e Árabes, todos os ouvimos falar nas nossas línguas das maravilhas de Deus."
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 103(104), 1ab.24ac.29bc-30.31.34
O texto é o da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário e não se reproduzem aqui.
1Bendiz, ó minha alma, o Senhor! Senhor, Deus meu, tu és muito grande! Estás revestido de majestade e de esplendor, 24Quão numerosas são as tuas obras. Senhor! Fizeste com sabedoria todas as coisas: a terra está cheia das tuas criaturas. 29Se escondes o teu rosto, perturbam-se; se lhes tiras o espírito, perecem e voltam ao seu pó (de que saíram). 30Se envias o teu espírito, são criados, e renovas a face da terra. 31Seja eterna a glória do Senhor: alegre-se o Senhor nas suas obras, 34Sejam-lhe agradáveis as minhas palavras; quanto a mim, deleitar-me-ei nó Senhor.
Segunda leitura
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12, 3b-7.12-13
A citação indica parte de versículo; a Bíblia da casa traz o versículo inteiro.
3Portanto faço-vos saber que ninguém, que fala pelo Espírito de Deus, diz: "Maldito seja Jesus." E ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", senão pelo Espírito Santo. 4Há, com certeza, diversidade de graças, mas um mesmo é o Espírito; 5e os ministérios são diversos, mas um mesmo é o Senhor; 6e as operações são diversas, mas o mesmo Deus é o que opera tudo em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito para utilidade comum. 12Do mesmo modo que o corpo é um e tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, embora sejam muitos, são contudo um só corpo, assim é também Cristo. 13Com efeito, num mesmo Espírito fomos baptizados todos nós, para sermos um só corpo, quer sejamos Judeus ou Gregos, servos ou livres, e todos temos bebido de um só Espírito.
Palavra do Senhor.
Evangelho do dia
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 19-23
19Chegada a tarde daquele mesmo dia, que era o primeiro da semana, e estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se achavam juntos, com medo dos Judeus, foi Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: "A paz seja convosco!" 20Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se muito ao ver o Senhor. 21Ele disse-lhes novamente: "A paz seja convosco. Assim como o Pai me enviou, também vos envio a vós." 22Tendo proferido estas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo. 23Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."
Palavra da Salvação.