Primeira leitura
Leitura do Livro do Eclesiástico 17, 1-15
Um trecho desta leitura não está na Bíblia da casa (versículos 2, 5, 7).
1Deus criou o homem da terra, e formou-o à sua imagem. E ele o fez de novo voltar à terra, Revestiu-o de força segundo a sua natureza. 3Assinalou-lhe determinado tempo e número de dias, e deu-lhe poder sobre tudo o que há na terra. 4Ele o fez ser temido de toda a carne, e deu-lhe o império sobre os animais e sobre as aves. Deu-lhe uma auxiliar semelhante a ele, da sua própria substância. Dotou-os de discernimento, língua, olhos, ouvidos, coração para pensar, e encheu-os de saber e inteligência. 6Criou neles a ciência do espírito, encheu de sabedoria o seu coração, e mostrou-lhes os males e os bens. Pôs o seu olhar sobre os seus corações, para lhes fazer ver as maravilhas das suas obras, 8a fim de que louvassem a santidade do seu nome, glorificando-o pelas suas maravilhas e publicando a magnificência das suas obras. 9Deu-lhes, além disso, a instrução, e entregou-lhes em herança a lei da vida. 10Fez com eles uma aliança eterna, e mostrou-lhes a sua justiça e os seus juízos. 11Com os seus próprios olhos viram as grandezas da sua glória, e os seus ouvidos ouviram a majestade da sua voz. Ele disse-lhes: Guardai-vos de toda a iniquidade. 12Impôs a cada um deveres para com o próximo. 13O proceder deles está-lhe sempre presente, não escapa aos seus olhos. 14A cada nação constituiu quem a governasse, 15mas Israel foi visivelmente a porção (privilegiada) de Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 102(103)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1De Davide. Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e todas as coisas que há dentro de mim (bendigam) o seu santo nome. 2Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. 3É ele quem perdoa todas as tuas culpas, e que sara todas as tuas enfermidades. 4E ele quem resgata da morte a tua vida, e que te coroa de misericórdia e de graça. 5É ele quem sacia de bens a tua vida; renova-se, como a da águia, a tua juventude. 6O Senhor faz as obras de justiça, e defende o direito de todos os oprimidos. 7Fez conhecer a Moisés os seus caminhos, aos filhos de Israel as suas obras. 8O Senhor é misericordioso e compassivo, lento para a ira e muito clemente. 9Não está sempre a contender, nem guarda ressentimento para sempre. 10Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas culpas. 11Antes, quanto o céu está elevado acima da terra, tanto prevalece a sua misericórdia para com os que o temem. 12Quanto o oriente dista do ocidente, tanto ele afasta de nós os nossos delitos. 13Como um pai se compadece dos seus filhos, assim se compadece o Senhor dos que o temem, 14porque ele sabe bem que somos formados: lembra-se de que somos pó, 15Os dias do homem são semelhantes ao feno; como a flor do campo, assim floresce: 16apenas é tocada pelo vento, já não existe; nem o seu lugar o conhece mais. 17Porém a misericórdia do Senhor estende-se desde a eternidade e para sempre sobre os que o temem, e a sua justiça (exerce-se) com os filhos dos filhos, 18com aqueles que guardam a sua aliança, e se lembram dos seus mandamentos, para os observar. 19O Senhor estabeleceu o seu trono no céu, e o seu reino domina todas as coisas. 20Bendizei o Senhor, vós todos os seus anjos, que sois poderosos em força, que executais as suas ordens, prontos para obedecer à sua palavra. 21Bendizei o Senhor, vós todos os seus exércitos, vós, seus ministros, que fazeis a sua vontade. 22Bendizei o Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendiz, ó minha alma, o Senhor.