Primeira leitura
Leitura do Livro do Eclesiástico 35, 1-15
1Aquele que observa a lei (por isso mesmo, como que) multiplica as oferendas. 2É um sacrifício salutar estar atento aos mandamentos, e apartar-se de toda a iniquidade. 3É oferecer um sacrifício de propiciação pelas injustiças e orar pelos pecados, o afastarmo-nos da injustiça. 4Aquele que oferece a flor da farinha dá graças a Deus; e o que exerce a misericórdia oferece um sacrifício. 5É agradável ao Senhor o fugir da iniquidade; é uma deprecação pelos pecados o retirar-se da injustiça. 6Não apareças com as mãos vazias diante do Senhor, 7porque todas estas coisas se fazem por causa do mandamento de Deus. 8A oblação do justo torna pingue o altar, e é um suave perfume diante do Altíssimo. 9O sacrifício do justo é agradável (a Deus), o Senhor não se esquecerá dele. 10De bom ânimo tributa glória a Deus, e não diminuas as primícias de tuas mãos. 11Tudo o que dás, dá-o com semblante alegre, santifica os teus dízimos com regozijo. 12Dá ao Altíssimo segundo o que ele te tem dado, oferece-lhe com ânimo generoso, segundo as tuas posses, 13porque o Senhor é remunerador, recompensar-te-á tudo sete vezes mais. 14Não lhe ofereças donativos perversos, porque os não receberá. 15Não esperes nada dum sacrifício injusto, porque o Senhor é juiz, e não há para ele distinção de pessoas.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 49(50)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Salmo. De Asaf. Deus Senhor falou e convocou a terra desde o oriente até ao ocidente. 2Desde Sião, cheia de beleza, Deus resplandeceu; 3ele, o nosso Deus, vem e não ficará em silêncio. Um fogo devorador o precede, e ruge a tempestade em torno dele. 4Chama do alto os céus e a terra, para julgar o seu povo: 5"Congregai diante de mim os meus santos, que firmaram a minha aliança com o sacrifício." 6E os céus anunciam a sua justiça, porquanto o próprio Deus é o juiz. 7"Ouve, meu povo, e eu falarei, ouve, Israel, e eu darei testemunho contra ti: Deus, o teu Deus sou eu. 8Não te repreendo por causa dos teus sacrifícios, porque os teus holocaustos estão sempre diante de mim. 9Não receberei de tua casa bezerro, nem cabritos dos teus rebanhos: 10em verdade são minhas todas as feras das selvas, milhares de animais há nos meus montes. 11Conheço (como seu dono que sou) todas as aves do céu, e tudo o que se move nos campos me é conhecido. 12Se tiver fome, não to direi a ti, porque meu é o universo e aquilo que o enche. 13Porventura comerei a carne dos touros, ou beberei o sangue dos cabritos? 14Oferece a Deus um sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. 15E invoca-me no dia da angústia: livrar-te-ei, e tu me honrarás." 16Mas ao pecador diz Deus: "Porque relatas tu os meus preceitos, e tens (constantemente) a minha aliança na tua boca? 17Tu que aborreces a disciplina, e rejeitaste as minhas palavras 18Se vias um ladrão, corrias com ele, e fazias sociedade com os adúlteros. 19Soltavas a tua boca para o mal, e a tua língua urdia enganos. 20Estando sentado, falavas contra teu irmão, e difamavas o filho da tua mãe. 21Isto fizeste, e eu hei-de calar-me? Julgaste que eu sou semelhante a ti? Arguir-te-ei e porei (tudo) diante dos teus olhos. 22Entendei isto, vós que vos esqueceis de Deus, não suceda que vos arrebate, e não haja quem vos salve. 23O que oferece sacrifício de louvor (é o que) me honra, e ao que caminha com rectidão mostrarei a salvação de Deus."