Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

segunda-feira, 14 de junho de 2027

2ª-feira da 11ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

2ª-feira da 11ª Semana do Tempo Comum · Ano B · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 6, 1-10

1Ora, sendo nós cooperadores (de Cristo), vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2Porque ele diz: Eu te ouvi, no tempo aceitável, e te ajudei, no dia da salvação (Is. 49, 8). Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação. 3Não damos a ninguém ocasião alguma de escândalo, para que não seja vituperado o nosso ministério, 4antes em todas as coisas nos mostramos como ministros de Deus, com muita paciência nas tribulações, nas necessidades, nas angústias, 5nos açoites, nos cárceres, nas sedições, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns; 6com a castidade, com a ciência, com a longanimidade, com a mansidão, com o Espírito Santo, com a caridade não fingida, 7com a palavra da verdade, com a virtude de Deus, com as armas da justiça, na mão direita e na mão esquerda, 8entre a glória e a ignomínia, entre a infâmia e o bom nome; considerados como impostores, embora sejamos verdadeiros; como desconhecidos, embora conhecidos; 9como moribundos, mas ainda vivos; como castigados, mas escapados à morte; 10como tristes, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como não tendo nada, mas possuindo tudo.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 97(98)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Salmo. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque operou maravilhas. Vitória lhe preparou a sua direita e o seu santo braço. 2O Senhor manifestou a sua salvação; revelou a sua justiça aos olhos das gentes. 3Lembrou-se da sua bondade e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor, todas as terras, alegrai-vos, rejubilai e cantai salmos. 5Cantai salmos ao Senhor com citara, com citara e ao som do saltério. 6com trombetas e ao som de corneta: regozijai-vos na presença do (vosso) rei, (que é o) Senhor. 7Ressoe o mar e tudo o que há nele, o mundo e os que habitam nele. 8Batam palmas os rios, ao mesmo tempo os montes se alegrem 9à vista do Senhor, porque vem, porque vem governar a terra. Governará o mundo com justiça e os povos com equidade.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 38-42

38Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente (Lv. 24, 19-20). 39Eu, porém, digo-vos que não resistais ao (que é) mau; mas, se alguém te ferir na tua face direita, apresenta-lhe também a outra; 40e ao que quer chamar-te a juízo para te tirar a túnica, cede-Ihe também a capa. 41Se alguém te forçar a dar mil passos, vai com ele mais dois mil. 42Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

11º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.