Primeira leitura
Leitura do Livro do Êxodo 12, 37-42
37Os filhos de Israel partiram de Ramessés por Socoth, sendo perto de seiscentos mil homens de pé, fora os meninos. 38Partiu, também com eles uma inumerável multidão de toda a sorte de gentes, ovelhas, gados, animais de diversos gêneros em muito grande quantidade. 39Cozeram a farinha, que tinham levado do Egipto já amassada, e fizeram dela pães ázimos, cozidos no borralho, pois não puderam fazê-la levedar, visto que foram obrigados a partir muito apressadamente, sem haverem podido preparar nada de comer. 40A duração do tempo que os filhos de Israel moraram no Egipto, foi de quatrocentos e trinta anos, 41completos os quais, todo o exército do Senhor saiu no mesmo dia da terra do Egipto. 42Esta noite, em que os tirou da terra do Egipto, deve ser consagrada ao Senhor; todos os filhos de Israel a devem celebrar nas suas gerações.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 135(136)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Aleluia. Louvai ao Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia é eterna. 2Louvai ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia é eterna. 3Louvai ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia é eterna. 4(Louvai-o a ele) único que faz grandes maravilhas, porque a sua misericórdia é eterna; 5que fez os céus com sabedoria, porque a sua misericórdia é eterna; 6que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia é eterna. 7(Louvai-o a ele) que fez os grandes luminares, porque a sua misericórdia é eterna; 8o sol para presidir ao dia, porque a sua misericórdia é eterna; 9a lua e as estrelas para presidirem à noite, porque a sua misericórdia é eterna. 10(Louvai-o a ele) que feriu os egípcios nos seus primogênitos, porque a sua misericórdia é eterna; 11que tirou Israel do meio deles, porque a sua misericórdia é eterna, 12com mão poderosa e braço levantado, porque a sua misericórdia é eterna; 13que dividiu em duas partes o Mar Vermelho, porque a sua misericórdia é eterna; 14que fez passar Israel pelo meio dele, porque a sua misericórdia é eterna; 15que precipitou Faraó e o seu exército no Mar Vermelho, porque a sua misericórdia é eterna. 16(Louvai-o a ele) que conduziu o seu povo pelo deserto, porque a sua misericórdia é eterna; 17que feriu grandes reis, porque a sua misericórdia é eterna; 18que matou reis poderosos, porque a sua misericórdia é eterna; 19Seon, rei dos Amorreus, porque a sua misericórdia é eterna; 20e Og, rei de Basan, porque a sua misericórdia é eterna; 21que deu a terra deles em possessão, porque a sua misericórdia é eterna, 22em possessão a Israel, seu servo, porque a sua misericórdia é eterna. 23Em nosso abatimento lembrou-se de nós, porque a sua misericórdia é eterna; 24livrou-nos dos nossos inimigos, porque a sua misericórdia é eterna; 25(Louvai-o a ele) que dá alimento a toda a carne, porque a sua misericórdia é eterna. 26Louvai a Deus do céu, porque a sua misericórdia é eterna.