Primeira leitura
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2, 9-13
9Certamente vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga: trabalhando de noite e de dia para não sermos pesados a nenhum de vós, pregamos entre vós o Evangelho de Deus. 10Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, justa e irrepreensivelmente procedemos convosco, que crestes, 11assim como sabeis de que maneira a cada um de vós, como um pai a seus filhos, 12vos andávamos exortando, confortando e suplicando que andásseis de uma maneira digna de Deus, que vos chamou ao seu reino e à sua glória. 13Por isso, também nós damos sem cessar graças a Deus, porque, tendo vós recebido a palavra de Deus, que ouvistes de nós, a abraçastes, não como palavra dos homens, mas, segundo é, na verdade, como palavra de Deus, que opera em vós, que crestes.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 138(139)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Ao mestre do coro. De Davide. Salmo. Senhor, tu me sondas, me conheces, 2tu me conheces, quando me sento e quando me levanto. De longe penetras os meus pensamentos; 3vês claramente quando ando e quando repouso, observas todos os meus caminhos. 4Antes mesmo que uma palavra esteja sobre a minha língua, eis, Senhor, que já a conheces toda. 5Por todos os lados me envolves, e pões sobre mim a tua mão. 6É demasiado admirável para mim essa ciência, é sublime: não posso atingí-la. 7Para onde irei, a fim de ficar longe do teu espírito? E para onde fugirei da tua presença? 8Se subo ao céu, tu lá estás; se me prostrar nos infernos, neles te encontras presente. 9Se eu tomar as asas da aurora e habitar nos confins do mar, 10ainda lá me guiará a tua mão, e me tomará a tua direita. 11Se eu disser: "Ao menos as trevas me encobrirão, e, em vez da luz, me envolverá a noite" 12as mesmas trevas não serão obscuras para ti, e a noite brilhará como o dia: a densa escuridão é para ti como a luz. 13Porque foste tu que formaste os meus rins, me entreteceste no seio de minha mãe. 14Louvo-te, porque tão admiravelmente fui formado, porque são maravilhosas as tuas obras. Perfeitamente conheces a minha alma; 15a minha estrutura não te foi desconhecida, quando me ia formando em segredo, quando ia sendo entre tecido nas entranhas da terra. 16Os teus olhos viram os meus actos, e no teu livro todos estão inscritos; são fixados os dias, antes que um só deles existisse. 17Quão difíceis são para mim os teus desígnios, ó Deus, quão imenso o seu número! 18Se me ponho a contá-los, vejo que o seu número ultrapassa o da areia (do mar); se chegar ao fim, ainda estou contigo. 19Oxalá dês a morte ao ímpio, ó Deus, e se afastem de mim os homens sanguinários! 20Porque, com astúcia, se rebelam contra ti, pèrfidamente se vangloriam os teus inimigos. 21Porventura não odeio eu, Senhor, os que te odeiam, e não me causam tédio os que se levantam contra ti? 22Com ódio implacável eu os odeio; tornaram-se meus inimigos. 23Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; põe-me à prova e conhece os meus sentimentos, 24e vê se ando pelo mau caminho, e reconduz-me pelo caminho antigo.