Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 21 de novembro de 2027

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Solenidade · BrancoTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo · Solenidade · 34ª semana do Tempo Comum · Ano B · cor branco

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Daniel 7, 13-14

13Eu estava, pois, observando estas coisas durante a visão nocturna, e eis que vi um (personagem) que parecia um Filho de homem, que veio sobre as nuvens do céu; chegou até ao Ancião e foi apresentado diante dele. 14Foram-lhe dados império, honra e reino; e todos os povos, nações e línguas o serviram; o seu império é um império eterno, que não passará, e o seu reino não será jamais destruído.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 92(93)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1O Senhor reina, vestiu-se de majestade, vestiu-se o Senhor de poder, cingiu-se, e firmou o universo, que não será abalado. 2O teu trono é firme desde sempre, tu és desde a eternidade. 3Os rios, Senhor, levantam, os rios levantam a sua voz, os rios levantam o seu fragor. 4Mais poderoso que o estrondo de muitas águas, mais poderoso que as vagas do mar, é poderoso o Senhor nas alturas. 5Os teus testemunhos são muito dignos de fé; a santidade convém à tua casa, Senhor, em toda a duração dos dias.

Segunda leitura

Leitura do Apocalipse de São João 1, 5-8

5e da parte de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito (o primeiro que ressuscitou) dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A’quele que nos ama e nos livrou dos nossos pecados pelo seu sangue, 6e fez de nós um reino e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder pelos séculos dos séculos. Amen. 7Eis que ele vem sobre as nuvens, e todos os olhos o verão, (mesmo) aqueles que o trespassaram. E baterão em si próprias (de angústia), por causa dele, todas as tribos da terra. Sim. Amen. 8Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 18, 33-37

33Tornou, pois, Pilatos a entrar no Pretório, chamou Jesus e disse-lhe: "Tu és o rei dos Judeus?" 34Jesus respondeu: "Tu dizes isso de ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?" 35Pilatos respondeu:"Porventura sou judeu? A tua nação e os pontífices é que te entregaram nas minhas mãos. Que fizeste tu?" 36Jesus respondeu: "O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, certamente os meus ministros se haviam de esforçar para que eu não fosse entregue aos Judeus; mas o meu reino não é daqui." 37Pilatos disse-lhe então: "Logo, tu és rei?" Jesus respondeu: "Tu o dizes, sou rei. Nasci, vim ao mundo para dar testemunho da verdade; todo o que está pela verdade, ouve a minha voz."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

Nosso Senhor Iesus Cristo, Rei do Universo

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.