Primeira leitura
Leitura do Segundo Livro de Samuel 11, 1-17
1Ora sucedeu que, decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam ir para a guerra, Davide enviou Joab com os seus oficiais e todo o (exército de) Israel, que destruíram os Amonitas, e sitiaram Raba. Davide, porém, ficou em Jerusalém. 2Enquanto assim passavam as coisas, levantando-se, uma tarde, Davide de dormir a sesta, pôs-se a passear no terraço do palácio real e viu uma mulher que se banhava, defronte do seu terraço, mulher muito formosa. 3Mandou o rei saber quem era aquela mulher. Disseram-lhe que era Betsabé, filha de Elião, mulher de Urias Heteu. 4Então Davide mandou mensageiros, que Iha trouxessem. Ela veio e Davide dormiu com ela. Ela purificou-se logo da sua imundicie, 5e voltou para sua casa tendo concebido. E mandou dizer a Davide: Concebi. 6Davide mandou dizer a Joab: Envia-me Urias Heteu. Joab enviou Urias a Davide. 7Urias apresentou-se a Davide, e Davide perguntou-lhe se passava bem Joab e o povo, e como ia a guerra. 8Davide disse a Urias: Vai para tua casa, e lava os teus pés. Urias saiu do palácio do rei, e após ele foi-lhe mandado alimento da mesa real. 9Urias, porém, dormiu junto da porta do palácio real com outros oficiais do seu senhor, e não foi a sua casa. 10Avisaram disto a Davide, dizendo: Urias não foi a sua casa. Davide disse a Urias: Não vieste tu duma jornada? Por que não foste a tua casa? 11Urias respondeu a Davide: Enquanto a arca de Deus, e Israel e Judá, habitam debaixo de tendas, e o meu senhor Joab e os servos do meu senhor dormem sobre a terra dura, eu deveria ir para minha casa comer, beber e dormir com minha mulher? Pela tua vida e pela saúde da tua alma (juro que) não farei tal coisa. 12Disse Davide a Urias: Fica ainda hoje aqui, e amanhã te enviarei. Urias ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 13Davide convidou-o a comer e a beber em sua presença, e embriagou-o, mas Urias, saindo já de noite, dormiu na sua cama com os oficiais do seu senhor, e não foi a sua casa. 14Chegada a manhã, Davide escreveu um a carta a Joab, enviando-lha por mão de Urias. 15Dizia na carta: Ponde Urias na frente, onde for mais rijo o combate, e desamparai-o, para que seja ferido e morra. 16Joab, tendo sitiado a cidade, pôs Urias defronte do lugar onde sabia que estavam os homens mais valentes (dos inimigos). 17Tendo os homens da cidade feito uma sortida, combatiam contra Joab, e morreram alguns do exército de Davide, morrendo também Urias Heteu.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 50(51)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Ao mestre do coro. Salmo. De Davide. 2Quando o profeta Natan foi ter com ele, depois de haver pecado com Betsabé. 3Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; segundo a multidão das tuas clemências, apaga a minha iniquidade. 4Lava-me inteiramente da minha culpa, purifica-me do meu pecado, 5Porque eu reconheço a minha maldade, e o meu pecado está sempre diante de mim. 6Pequei contra ti só, fiz o que é mau diante dos teus olhos, para que te manifestes justo na tua sentença, recto no teu juízo. 7Eis que nasci na culpa, e minha mãe concebeu-me no pecado. 8Eis que te comprazes na sinceridade do coração, e no meu íntimo me ensinas a sabedoria. 9Asperge-me com o hissope, e serei purificado; lava-me, e me tornarei mais branco que a neve. 10Faz-me sentir gozo e alegria, exultem os ossos que trituraste. 11Aparta o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas culpas. 12Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito firme. 13Não me arremesses da tua presença e não retires de mim o teu espírito santo. 14Dá-me a alegria da tua salvação e revigora-me com um espírito generoso. 15Ensinarei aos iníquos os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. 16Livra-me da pena do sangue, ó Deus, Deus meu salvador; a minha língua exulte com a tua justiça. 17Senhor, abrirás os meus lábios, e a minha boca anunciará os teus louvores. 18Com efeito, não te apraz o sacrifício; e se te oferecesse um holocausto, não o aceitarias. 19O meu sacrifício, ó Deus, é um espírito contrito: não desprezaria, ó Deus, um coração contrito e humilhado. 20Senhor, sê benigno com Sião por tua bondade, reconstruindo os muros de Jerusalém. 21Então aceitarás os sacrifícios legítimos, as oferendas e os holocaustos; então oferecerão bezerros sobre o teu altar.