Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 2 de abril de 2028

5º Domingo da Quaresma

Domingo · RoxoQuaresma

Celebração do dia

5º Domingo da Quaresma · Ano C · cor roxo

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Isaías 43, 16-21

16Eis o que diz o Senhor, o qual (quando saístes do Egito) vos abriu um caminho pelo meio do mar, uma vereda por entre as torrentes das águas; 17que pôs em campanha carros e cavalos, tropas e esforçados combatentes - todos eles juntos dormiram (o sono da morte), para nunca mais despertar, foram abafados e apagados como uma torcida. 18(Mas) não vos lembreis das coisas passadas, não olheis para as antigas. 19Eis que vou realizar uma obra nova (e mais maravilhosa), e ela vai já aparecer: não a conhecereis? Abrirei no deserto um caminho, e farei brotar rios numa terra inacessível. 20Os animais selvagens, os chacais e os avestruzes me glorificarão, porque fiz brotar águas no deserto, rios numa terra inacessível, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido. 21Eu formei este povo para mim, ele publicará o meu louvor.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 125(126)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Cântico das subidas. Quando o Senhor fez voltar os cativos de Sião, nós ficamos como que a sonhar. 2Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de alegria. Então se disse entre as gentes: "Coisas magníficas fez o Senhor em favor deles." 3(Sim), coisas magníficas fez o Senhor por nós: fomos cheios de júbilo. 4Muda, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes na terra austral. 5Os que semeiam entre lágrimas, com alegria ceifarão. 6Vão andando e chorando, os semeadores na hora da sementeira; quando (porém) voltarem, virão com alegria, trazendo os seus feixes.

Segunda leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 3, 8-14

8Sim, na verdade tudo isso tenho por perda, perante o eminente conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, pelo qual renunciei a todas as coisas e as considero como esterco, para ganhar a Cristo 9e ser encontrado nele, não tendo (já) a minha justiça que vem da (observância da) lei, mas aquela que nasce da fé em Jesus Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé, 10a fim de o conhecer a ele e a virtude da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, assemelhando-me à sua morte, 11para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dos mortos. 12Não que eu tenha já alcançado o prêmio ou seja já perfeito, mas prossigo para ver se de algum modo o poderei apreender, porque eu (que andava fugido e o perseguia) também fui apreendido por Jesus Cristo. 13Irmãos, não julgo ter já alcançado a meta (da perfeição cristã). Mas somente faço uma coisa: esquecendo-me do que fica para trás e avançando para as coisas que estão adiante, 14prossigo para a meta, para o prêmio da celeste vocação de Deus em Jesus Cristo.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 8, 1-11

1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2Ao romper da manhã, voltou para o templo, e todo o povo foi ter com ele, e ele, sentado, os ensinava. 3Então os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; puseram-na no meio, 4e disseram-lhe: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério. 5Ora Moisés na lei mandou-nos apedrejar tais mulheres, Que dizes tu, pois?" 6Diziam isto para lhe armar um laço, a fim de o poderem acusar. Porém Jesus, inclinando-se, pôs-se a escrever com o dedo na terra. 7Continuando, porém, eles a interrogá-lo, levantou-se, e disse-lhes: "O que de vós está sem pecado, seja o primeiro que lhe atire a pedra." 8Depois, tornando a inclinar-se, escrevia na terra, 9Mas eles, ouvindo isto, foram-se retirando, um após outro, começando pelos mais velhos; e ficou só Jesus com a mulher diante dele. 10Então Jesus, levantando-se, disse-lhe: "Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?" 11Ela respondeu: "Ninguém, Senhor." Então Jesus disse: "Nem eu te condeno; vai, e não peques mais."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

5º Domingo da Quaresma

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.