Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

segunda-feira, 12 de junho de 2028

2ª-feira da 10ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

2ª-feira da 10ª Semana do Tempo Comum · Ano C · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 17, 1-6

1Elias Tesbita, um dos habitantes de Galaad, disse a Acab: Viva o Senhor Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não cairá nem orvalho nem chuva, senão conforme as palavras da minha boca. 2Dirigiu o Senhor a sua palavra a Elias, nestes termos; 3Retira-te daqui, vai para a banda do oriente e esconde-te junto da torrente de Carit, que está defronte do Jordão. 4Beberás da torrente, e eu mandei aos corvos que te sustentem ali mesmo. 5Partiu, pois, e procedeu segundo a ordem do Senhor: alojou-se junto da torrente de Garit, que está defronte do Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pela manhã pão e carne, e de tarde também pão e carne, e ele bebia da torrente.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 120(121)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Cântico das subidas. Levanto os meus olhos para os montes: donde me virá o socorro? 2O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. 3Não permitirá ele que vacile o teu pé, nem adormecerá aquele que te guarda. 4Não, por certo, não adormecerá, nem dormirá o que guarda Israel. 5O Senhor te guarda, o Senhor é a tua protecção, ao teu lado direito. 6Durante o dia o sol não te queimará, nem a lua (te danificará) de noite. 7O Senhor te guardará de todo o mal: guardará a tua alma. 8O Senhor guarde a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 1-12

1Vendo (Jesus) aquelas multidões, subiu a um monte, e, tendo-se sentado, aproximaram-se dele os discípulos. 2Abrindo então a sua boca, os ensinava, dizendo: 3"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a Terra. 5Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a sorte de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois (também) assim perseguiram os profetas, que existiram antes de vós.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

10º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.