Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

quinta-feira, 19 de outubro de 2028

São Pedro de Alcântara, presbítero

Memória · BrancoTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

São Pedro de Alcântara, presbítero · Memória · 28ª semana do Tempo Comum · Ano C · cor branco

Santo do dia

São Pedro de Alcântara, presbítero

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1, 1-10

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, aos santos (que estão em Éfeso) e aos fiéis em Jesus Cristo. 2Graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito (seja) Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou, do alto dos céus, com toda a bênção espiritual, em Cristo, 4escolhendo-nos nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados, a seus olhos, 5o qual (também) nos predestinou, no seu amor, para sermos seus filhos adotivos por (meio de) Jesus Cristo, por sua livre vontade, 6para louvor da sua graça esplendorosa, a qual nos concedeu no muito Amado (Filho). 7É nele que temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, 8a qual derramou abundantemente sobre nós, em toda a sabedoria e prudência, 9tornando-nos conhecido o mistério da sua vontade, que, segundo o seu beneplácito, tinha, desde há muito, estabelecido consigo mesmo, 10para o realizar sua plenitude dos tempos: reunir em Cristo todas as coisas, assim as do céu, como as da terra.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 97(98)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Salmo. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque operou maravilhas. Vitória lhe preparou a sua direita e o seu santo braço. 2O Senhor manifestou a sua salvação; revelou a sua justiça aos olhos das gentes. 3Lembrou-se da sua bondade e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor, todas as terras, alegrai-vos, rejubilai e cantai salmos. 5Cantai salmos ao Senhor com citara, com citara e ao som do saltério. 6com trombetas e ao som de corneta: regozijai-vos na presença do (vosso) rei, (que é o) Senhor. 7Ressoe o mar e tudo o que há nele, o mundo e os que habitam nele. 8Batam palmas os rios, ao mesmo tempo os montes se alegrem 9à vista do Senhor, porque vem, porque vem governar a terra. Governará o mundo com justiça e os povos com equidade.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11, 47-54

47Ai de vós, que edificais sepulcros aos profetas, e foram vossos pais que lhes deram a morte! 48Por certo dais a conhecer que aprovais as obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros. 49Por isso disse a sabedoria de Deus: Mandar-lhes-ei profetas e apóstolos, e eles darão a morte a uns, e perseguirão outros, 50para que a esta geração se peça conta do sangue de todos os profetas, derramado desde o principio do mundo, 51desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo. Sim, eu vos digo que será pedida conta disto a esta geração. 52Ai de vós, doutores da lei, que usurpastes a chave da ciência, e nem entrastes vós, nem deixastes entrar os que queriam entrar!" 53Dizendo-lhes ele estas coisas, começaram os fariseus e doutores da lei a insistir fortemente, e a importuná-lo com muitas perguntas, 54armando-lhe laços, e buscando ocasião de lhe apanharem da boca alguma palavra para o acusarem.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

28º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.