Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

terça-feira, 7 de novembro de 2028

São Willibrordo, bispo

Memória facultativa · BrancoTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

São Willibrordo, bispo · Memória facultativa · 31ª semana do Tempo Comum · Ano C · cor branco

Santo do dia

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2, 5-11

5Tende entre vós os mesmos sentimentos que se deve ter em Jesus Cristo, 6o qual, existindo na forma (ou natureza) de Deus, não julgou que fosse uma usurpação o seu ser igual a Deus, 7mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens e sendo reconhecido, por condição, como homem. 8Humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte da cruz. 9Por isso também Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, 10de modo que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho no céu, na terra e no inferno, 11e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, na glória de Deus Pai.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 21(22)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Ao mestre do coro. Segundo a melodia do cântico: "A corça, ao romper da aurora..." Salmo. De Davide. 2Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Estás longe das preces, das palavras do meu clamor. 3Meu Deus, clamo durante o dia, e não me ouves, de noite, e não me prestas atenção. 4Mas tu moras no lugar santo, ó louvor de Israel. 5Em ti esperaram nossos pais, esperaram, e tu os livraste; 6a ti clamaram, e foram salvos, em ti esperaram, e não foram confundidos. 7Eu, porém, sou um verme e não um homem, O opróbrio dos homens e a abjecção da plebe. 8Todos os que me vêem, escarnecem de mim, franzem os lábios, meneiam a cabeça (dizendo): 9"Esperou no Senhor: livre-o, salve-o, se é que o ama." 10Sim, tu tens sido o meu guia desde o ventre (materno), tornaste-me seguro aos peitos de minha mãe. 11Fui-te consagrado, logo desde o nascimento, tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. 12Não estejas longe de mim, porque estou atribulado; aproxima-te, porque não há quem me ajude. 13Numerosos novilhos (indómitos) me cercam; estou rodeado de touros (ferozes) de Basã. 14Abrem contra mim a sua boca, como um leão arrebatador que dá rugidos. 15Derramo-me como a água, e todos os meus ossos se desconjuntaram. O meu coração tornou-se como cera, derrete-se dentro das minhas entranhas. 16A minha garganta secou-se como barro cozido, e a minha língua pegou-se ao meu paladar, reduziste-me ao pó da morte. 17Com efeito, me rodeiam muitos cães (raivosos), uma turba de malfeitores me cerca. Traspassaram as minhas mãos e os meus pés, 18posso contar todos os meus ossos. Eles, porém, olham e, vendo-me, se alegram; 19repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica. 20Mas tu, Senhor, não estejas longe de mim: meu amparo, apressa-te a ajudar-me. 21Livra da espada a minha alma e das garras do cão a minha vida; 22salva-me da boca do leão e das hastes dos búfalos, a mim, mísero. 23Anunciarei o teu nome aos meus irmãos, no meio da assembleia te louvarei. 24"Vós que temeis ao Senhor, louvai-o; vós todos, que sois a descendência de Jacob, glorificai-o: tema-o toda a posteridade de Israel. 25De facto, ele não desprezou nem desdenhou a miséria do mísero, Nem apartou a sua face dele, mas ouviu-o quando lhe clamava." 26De ti procede o meu louvor na grande assembleia; cumprirei os meus votos em presença dos que o temem. 27Os pobres comerão, e serão saciados, louvarão o Senhor os que o buscam: "Vivam para sempre os vossos corações!" 28Lembrar-se-ão e converter-se-ão ao Senhor todos os limites da terra; prostrar-se-ão diante dele todas as famílias das nações, 29porque o reino pertence ao Senhor, e ele impera sobre as nações. 30Só a ele adorarão todos os que dormem na sepultura, ante ele se inclinarão todos os que descem ao pó. A minha alma viverá para ele, 31a minha descendência o servirá, falará do Senhor à geração 32vindoura, e anunciarão a sua justiça ao povo que há-de nascer: "Tudo isto fez o Senhor."

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14, 15-24

15Tendo ouvido estas coisas um dos convivas disse-lhe: "Bem-aventurado o que participar do banquete no reino de Deus." 16Jesus respondeu-lhe: "Um homem fez uma grande ceia, para a qual convidou muitos, 17À hora da ceia, mandou um seu servo dizer aos convidados: Vinde, porque tudo está preparado. 18Mas todos à uma começaram a escusar-se. O primeiro disse-lhe: Comprei um campo, e é-me necessário ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado. 19Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado. 20Disse também outro: Casei-me, por isso não posso ir. 21Voltando o servo, referiu estas coisas ao seu senhor. Então, irado o pai de família, disse ao seu servo: Vai já pelas praças e pelas ruas da cidade; traz cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22Disse o servo: Senhor, está feito como mandaste, e ainda há lugar. 23Disse o senhor ao servo: Vai pelos caminhos e ao longo dos cercados; e força-os a vir, para que se encha a minha casa. 24Porque eu vos digo que nenhum daqueles que foram convidados provará a minha ceia."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

Comum dos Pastores

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.