Primeira leitura
Leitura da Primeira Carta de São João 3, 11-21
11visto que a mensagem que ouvistes, desde o princípio, é esta: Amemo-nos uns aos outros. 12Não como Caim, que era do (espírito) maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão justas. 13Não vos admireis, irmãos, de que o mundo vos tenha ódio. 14Sabemos que fomos trasladados da morte (do pecado) para a vida (da graça), porque amamos os nossos irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte. 15Todo o que tem ódio a seu irmão é um homicida, e vós sabeis que a vida eterna não tem morada em nenhum homicida. 16Nisto conhecemos o amor (de Deus): em ter dado a sua vida por nós. Igualmente nós devemos também (estar prontos a) dar a vida pelos nossos irmãos. 17Se alguém que possua bens deste mundo, vir o seu irmão em necessidade e lhe fechar o seu coração, como está nele a caridade de Deus? 18Meus filhinhos, não amemos (somente) de palavra e com a língua, mas por obra e em verdade. 19Por isto conhecemos que somos da verdade e tranquilizaremos os nossos corações diante de Deus, 20seja qual for a censura que o nosso coração nos dirija, porque Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração nos não condenar, tenhamos confiança diante de Deus;
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 99(100)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
1Salmo. Para acção de graças. Aclamai o Senhor, todas as terras, 2servi o Senhor com alegria, vinde à sua presença com alvoroço. 3Sabei que o Senhor é Deus; ele nos fez, e somos seus, seu povo e ovelhas do seu pasto. 4Transponde as suas portas com louvor, os seus átrios com hinos; exaltai-o, bendizei o seu nome. 5Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia é eterna, e a sua fidelidade permanece de geração em geração.
Evangelho do dia
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 43-51
43No dia seguinte Jesus resolveu ir à Galileia. Encontrou Filipe, e disse-lhe: "Segue-me." 44Filipe era natural da cidade de Betsaida, pátria de André e de Pedro. 45Filipe encontrou Natanael, e disse-lhe: "Encontramos aquele de quem escreveram Moisés na lei e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José." 46Natanael disse-lhe: "De Nazaré pode porventura sair coisa que seja boa?" Filipe disse-lhe: "Vem ver." 47Jesus viu Natanael, que ia ter com ele, e disse dele: "Eis um verdadeiro Israelita, em quem não há dolo." 48Natanael disse-lhe: "Donde me conheces tu?" Jesus respondeu-lhe: "Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, quando estavas debaixo da figueira." 49Natanael respondeu: "Mestre, tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel." 50Jesus respondeu-lhe: "Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês; verás coisas maiores que esta." 51E acrescentou: "Em verdade, em verdade vos digo, vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem."
Palavra da Salvação.