Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 14 de janeiro de 2029

2º Domingo do Tempo Comum

Domingo · VerdeTempo Comum (1ª parte)

Celebração do dia

2º Domingo do Tempo Comum · Ano A · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Isaías 49, 3.5-6

3Disse-me: Israel, tu és meu servo; eu serei glorificado em ti. 5E agora o Senhor, que me formou desde o ventre materno para (ser) seu servo, diz-me que lhe reconduza Jacob, que lhe congregue Israel. Sou glorificado aos olhos do Senhor, e o meu Deus é a minha fortaleza. 6Ele disse-me: É pouco que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacob, reconduzir os que escaparam de Israel. Vou fazer de ti luz das gentes, a fim de que chegue a minha salvação até à última extremidade da terra.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 39(40)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Ao mestre do coro. De Davide. Salmo. 2Esperei, esperei no Senhor, e ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor. 3Tirou-me da fossa da perdição, do pântano lodoso, e assentou os meus pés sobre a pedra, deu firmeza aos meus passos. 4E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus. Muitos verão e temerão, e esperarão no Senhor, 5Bem-aventurado o homem que pôs a sua esperança no Senhor e não anda após os que adoram ídolos e se desviam para a mentira. 6Senhor, Deus meu, tens feito muitas obras maravilhosas, e não há quem te seja semelhante nos teus desígnios para connosco. 7Não quiseste sacrifício nem oferenda, mas abriste-me os ouvidos. (Também) não pediste holocausto e vítima pelo pecado: 8então eu disse: "Eis que venho; no rolo do livro está escrito de mim: 9em fazer a tua vontade, ó meu Deus, me deleito, e a tua lei está no íntimo do meu coração. 10Anunciei a (tua) justiça na grande assembleia; não contive os meus lábios; Senhor, tu o sabes, 11Não escondi a tua justiça no meu coração: publiquei a tua fidelidade e o teu socorro. Não ocultei a tua graça e a tua fidelidade à grande assembleia. 12Tu, Senhor, não afastes de mim as tuas misericórdias; a tua graça e a tua fidelidade sempre me amparem. 13Porquanto me cercaram males sem conta, tornaram-me as minhas culpas, e já não pude ver. São mais do que os cabelos da minha cabeça, e o meu ânimo desfaleceu. 14Seja do teu agrado, Senhor, o livrar-me; Senhor, apressa-te em me socorrer. 15Sejam confundidos e envergonhados todos aqueles que procuram a minha vida, para a arrebatarem. Retrocedam e sejam cobertos de opróbrio, os que se comprazem com os meus males. 16Fiquem atônitos, cheios de vergonha, aqueles que me dizem: "Bem! bem!" 17Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam, e os que desejem o teu auxílio digam sempre: "Seja glorificado o Senhor." 18Quanto a mim sou desvalido e pobre; o Senhor, porém, tem cuidado de mim. Tu és (ó Senhor) o meu auxílio e o meu libertador; Deus meu, não tardes!

Segunda leitura

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 1-3

1Paulo, chamado a ser Apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e Sóstenes, irmão, 2à Igreja de Deus, que está em Corinto, aos santificados em Jesus Cristo, chamados a ser santos, com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Senhor e nosso: 3Graça e paz (vos sejam dadas) da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 29-34

29No dia seguinte João viu Jesus, que vinha ter com ele, e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo. 30Este é aquele, de quem eu disse: Depois de mim vem um homem que é superior a mim, porque era antes de mim, 31e eu não o conhecia, mas vim baptizar em água, para ele ser reconhecido em Israel." 32João deu este testemunho: "Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba, e repousou sobre ele. 33Eu não o conhecia, mas o que me mandou baptizar em água, disse-me: Aquele, sobre quem vires descer e repousar o Espírito, esse é o que baptiza no Espírito Santo. 34Eu o vi, e dei testemunho de que ele é o Filho de Deus."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

2º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.