Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 3 de março de 2030

8º Domingo do Tempo Comum

Domingo · VerdeTempo Comum (1ª parte)

Celebração do dia

8º Domingo do Tempo Comum · Ano B · cor verde

Santo do dia

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Oseias 2, 16b.17b.21-22

A citação indica parte de versículo; a Bíblia da casa traz o versículo inteiro.

14Por isso a atrairei, conduzi-la-ei à soledade e falar-lhe-ei ao coração. 15Dar-lhe-ei a suas vinhas e o vale de Acor, como porta de esperança; ali cantará (hinos a Deus) como nos dias da sua juventude, e como nos dias em que subiu da terra do Egipto. 19Então me desposarei contigo para sempre, desposar-me-ei contigo na justiça e no direito, na misericórdia e no amor; 20desposar-me-ei contigo com uma inviolável fidelidade, e saberás que eu sou o Senhor.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 102(103)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1De Davide. Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e todas as coisas que há dentro de mim (bendigam) o seu santo nome. 2Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. 3É ele quem perdoa todas as tuas culpas, e que sara todas as tuas enfermidades. 4E ele quem resgata da morte a tua vida, e que te coroa de misericórdia e de graça. 5É ele quem sacia de bens a tua vida; renova-se, como a da águia, a tua juventude. 6O Senhor faz as obras de justiça, e defende o direito de todos os oprimidos. 7Fez conhecer a Moisés os seus caminhos, aos filhos de Israel as suas obras. 8O Senhor é misericordioso e compassivo, lento para a ira e muito clemente. 9Não está sempre a contender, nem guarda ressentimento para sempre. 10Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas culpas. 11Antes, quanto o céu está elevado acima da terra, tanto prevalece a sua misericórdia para com os que o temem. 12Quanto o oriente dista do ocidente, tanto ele afasta de nós os nossos delitos. 13Como um pai se compadece dos seus filhos, assim se compadece o Senhor dos que o temem, 14porque ele sabe bem que somos formados: lembra-se de que somos pó, 15Os dias do homem são semelhantes ao feno; como a flor do campo, assim floresce: 16apenas é tocada pelo vento, já não existe; nem o seu lugar o conhece mais. 17Porém a misericórdia do Senhor estende-se desde a eternidade e para sempre sobre os que o temem, e a sua justiça (exerce-se) com os filhos dos filhos, 18com aqueles que guardam a sua aliança, e se lembram dos seus mandamentos, para os observar. 19O Senhor estabeleceu o seu trono no céu, e o seu reino domina todas as coisas. 20Bendizei o Senhor, vós todos os seus anjos, que sois poderosos em força, que executais as suas ordens, prontos para obedecer à sua palavra. 21Bendizei o Senhor, vós todos os seus exércitos, vós, seus ministros, que fazeis a sua vontade. 22Bendizei o Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendiz, ó minha alma, o Senhor.

Segunda leitura

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 3, 1-6

1Começamos de novo a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos porventura necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós ou de vós? 2A nossa carta sois vós, escrita em nossos corações, que é reconhecida e lida por todos os homens, 3sendo manifesto que vós sois a carta de Cristo, escrita pelo nosso ministério, não com tinta, mas com o espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra (como a antiga lei), mas em tábuas de carne, sobre os vossos corações. 4E temos esta confiança em Deus, por Cristo. 5Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa (sobrenaturalmente boa), como vinda de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus, 6o qual também nos fez idôneos ministros da nova Aliança, não pela letra (da lei), mas pelo Espírito, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2, 18-22

18Os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Foram pois ter com Jesus, e disseram-lhe: "Porque jejuam os discípulos de João e os fariseus, e não jejuam os teus discípulos?" 19Jesus respondeu-lhes: "Podem porventura jejuar os companheiros do esposo, enquanto o esposo está com eles? Todo o tempo que têm consigo o esposo, não podem jejuar. 20Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo, e então nesses dias jejuarão. 21Ninguém cose um remendo de pano cru num vestido velho; doutra sorte o remendo novo leva parte do velho, e torna-se maior o rasgão. 22Ninguém lança vinho novo em odres velhos; doutra sorte o vinho fará arrebentar os odres, e entornar-se-á o vinho, e perder-se-ão os odres; mas para vinho novo, odres novos."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

8º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.