Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

sábado, 29 de agosto de 2037

Martírio de São João Batista

Memória · VermelhoTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

Martírio de São João Batista · Memória · Tempo Comum · Ano C · cor vermelho

Santo do dia

Martírio de São João Batista

Leituras da Missa

Leituras da memória de Martírio de São João Batista, como se proclamam no Brasil. As leituras da féria seguem abaixo, como alternativa.

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Jeremias 1, 17-19

17Tu, pois, cinge os teus rins levanta-te e dize-lhes tudo o que eu te mandar. Não temas diante deles, porque senão farei que temas a sua presença. 18Efetivamente, estabeleço-te hoje como uma cidade fortificada, como uma coluna de ferro, como um muro de bronze diante de toda esta terra, dos reis de Judá, dos seus príncipes, dos seus sacerdotes e do seu povo. 19Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu sou contigo, para te livrar, diz o Senhor.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 70(71), 1-2.3-4a.5-6ab.15ab.17

O texto é o da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário e não se reproduzem aqui.

1A ti, Senhor, me acolho: não permitas que eu seja para sempre confundido 2segundo a tua justiça, põe-me a salvo e livra-me; inclina para mim o teu ouvido e salva-me. 3Sê para mim rochedo de refúgio, cidadela fortificada, para me salvares: em verdade, tu és o meu rochedo e a minha cidadela. 4Deus meu, livra-me da mão do iníquo, do punho do malvado e do opressor: 5Com efeito, tu és a minha esperança, ó meu Deus, Senhor, (tu és a) minha esperança desde a minha mocidade. 6Em ti me firmei desde o meu nascimento, tu és o meu protector desde o ventre de minha mãe: em ti esperei sempre. 15A minha boca anunciará a tua justiça, todo o dia os teus auxílios: nem sequer conheço a medida deles. 17Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha juventude, e eu publico as tuas maravilhas (que tenho experimentado) até agora.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6, 17-29

17Porque Herodes tinha mandado prender João, e teve-o em ferros no cárcere por causa de Herodíades, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual tinha casado (ilicitamente), 18Porque João dizia a Herodes: "Não te é lícito ter a mulher de teu irmão." 19Herodíades tinha-lhe rancor e queria fazê-lo morrer, porém não podia, 20porque Herodes, sabendo que João era varão justo e santo, olhava-o com respeito, protegia-o, e, quando o ouvia, ficava muito perplexo, porém ouvia-o de boa vontade. 21Chegando um dia oportuno, Herodes, no aniversário do seu nascimento, deu um banquete aos grandes da corte, aos tribunos e aos principais da Galileia. 22Tendo entrado na sala a filha da mesma Herodíades, dançou e agradou a Herodes e aos seus convivas. O rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei." 23E jurou-lhe: "Tudo o que me pedires, te darei, ainda que seja metade do meu reino." 24Ela, tendo saído, disse a sua mãe: "Que hei-de eu pedir?" Ela respondeu-lhe: "A cabeça de João Batista." 25Tornando logo a entrar apressadamente junto do rei, fez este pedido: "Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João Batista." 26O rei entristeceu-se, mas, por causa do juramento e dos convivas, não quis desgostá-la. 27Imediatamente mandou um guarda com ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi degolá-lo no cárcere, 28levou a sua cabeça num prato, deu-o à moça, e a moça a deu a sua mãe. 29Tendo ouvido isto os seus discípulos, foram, tomaram o seu corpo, e o depuseram num sepulcro.

Palavra da Salvação.

Leituras da féria

A leitura seguida da semana, que a memória não interrompe para quem a prefere.

Primeira leitura

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4, 9-11

9Pelo que diz respeito à caridade fraterna, não temos necessidade de vos escrever, porque vós mesmos aprendestes de Deus que vos deveis amar uns aos outros. 10E, de fato, assim o praticais com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas nós vos exortamos, irmãos, a avançar, cada vez mais (na prática desta virtude). 11Procurai viver em paz, ocupar-vos dos vossos negócios e trabalhar com as vossas mãos, como vos ordenamos.

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial

Sl 97(98)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Salmo. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque operou maravilhas. Vitória lhe preparou a sua direita e o seu santo braço. 2O Senhor manifestou a sua salvação; revelou a sua justiça aos olhos das gentes. 3Lembrou-se da sua bondade e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor, todas as terras, alegrai-vos, rejubilai e cantai salmos. 5Cantai salmos ao Senhor com citara, com citara e ao som do saltério. 6com trombetas e ao som de corneta: regozijai-vos na presença do (vosso) rei, (que é o) Senhor. 7Ressoe o mar e tudo o que há nele, o mundo e os que habitam nele. 8Batam palmas os rios, ao mesmo tempo os montes se alegrem 9à vista do Senhor, porque vem, porque vem governar a terra. Governará o mundo com justiça e os povos com equidade.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25, 14-30

14Será também como um homem que, estando para empreender uma viagem, chamou os seus servos, e lhes entregou os seus bens. 15Deu a um cinco talentos, a outro dois, a outro um, a cada um, segundo a sua capacidade, e partiu. 16Logo em seguida, o que tinha recebido cinco talentos foi, negociou com eles, e ganhou outros cinco. 17Da mesma sorte o que tinha recebido dois, ganhou outros dois. 18Mas o que tinha recebido um só, foi fazer uma cova na terra, e nela escondeu o dinheiro do seu senhor. 19Muito tempo depois, voltou o senhor daqueles servos, e chamou-os a contas. 20Aproximando-se o que tinha recebido cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco, dizendo: Senhor, tu entregaste-me cinco talentos, eis outros cinco que lucrei. 21Seu senhor disse-Ihe: Está bem, servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo de teu senhor. 22Apresentou-se também o que tinha recebido dois talentos, e disse: Senhor, entregaste-me dois talentos, eis que lucrei outros dois. 23Seu senhor disse-lhe: Está bem, servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo de teu senhor. 24Apresentando-se também o que tinha recebido um só talento, disse: Senhor, sei que és um homem austero, que colhes onde não semeaste, e recolhes onde não espalhaste. 25Tive receio e fui esconder o teu talento na terra; eis o que é teu. 26Então, o seu senhor disse-lhe: Servo mau e preguiçoso, sabias que eu colho onde não semeei, e que recolho onde não espalhei. 27Devias pois dar o meu dinheiro aos banqueiros, e, à minha volta, eu teria recebido certamente com juro o que era meu. 28Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem dez talentos. 29Porque ao que tem, der-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que julga ter. 30E a esse servo inútil lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

21º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.