Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

sábado, 11 de outubro de 2025

Sábado da 27ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

Sábado da 27ª Semana do Tempo Comum · Ano C · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Joel 4, 12-21

A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, Jl 3, 12-21.

Numeração litúrgica (Nova Vulgata) Jl 4, 12-21; na Bíblia da casa (Vulgata Clementina) Jl 3, 12-21.

12Levantem-se as nações e vão ao vale de Josafat! Ali me sentarei para julgar todas as nações em circuito. 13Metei as fouces, porque já está madura a messe; vinde pisar, porque o lagar está cheio; as cubas deitam por fora, porque a sua malícia chegou ao cúmulo. 14Povos, povos, (comparecei) no vale do julgamento, porque o dia do Senhor está perto, (comparecei) no vale do julgamento. 15O Sol e a lua obscurecer-se-ão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. 16O Senhor rugirá de Sião, de Jerusalém fará ouvir a sua voz; os céus e a terra serão abalados. Todavia o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para os filhos de Israel. 17Sabereis então que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito no meu santo monte de Sião; Jerusalém será um lugar santo, onde os estrangeiros não tornarão mais a passar. 18Acontecerá naquele dia que os montes destilarão vinho doce, os outeiros manarão leite, e as águas Jorrarão em todas as correntes de Judá. Da casa do Senhor sairá uma fonte (maravilhosa) que regará o vale das Acácias. 19O Egipto será todo assolado, e a Idumeia ficará sendo um deserto de devastação, porque oprimiram injustamente os filhos de Judá, e derramaram na sua terra o sangue inocente. 20Pelo contrário a Judeia será habitada eternamente, e Jerusalém de geração em geração. 21Lavarei o seu sangue, que não tinha ainda lavado; e o Senhor habitará em Sião.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 96(97)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1O Senhor reina: regozije-se a terra, alegrem-se as numerosas ilhas. 2Nuvens e escuridão estão ao redor dele, a justiça e o direito são a base do seu trono. 3O fogo avança diante dele, e abrasa ao redor os seus inimigos. 4Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra vê e treme. 5Os montes fundem-se como cera diante do Senhor, diante do dominador de toda terra, 6Os céus proclamam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória. 7Confundidos sejam todos os que adoram está tuas, e os que se gloriam nos ídolos; perante ele se prostram todos os deuses. 8Sião ouve e alegra-se, e as cidades de Judá regozijam-se, por causa dos teus juízos, Senhor. 9Com efeito, Senhor, és excelso sobre toda a terra, sumamente elevado acima de todos os deuses. 10O Senhor ama os que odeiam o mal, guarda as almas dos seus santos, livra-os da mão dos ímpios. 11Nasce a luz para os justos, e a alegria para os rectos de coração. 12Alegrai-vos, justos, no Senhor, e celebrai o seu santo nome.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11, 27-28

27Aconteceu que, enquanto ele dizia estas palavras, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse-lhe: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos a que foste amamentado." 28Porém ele disse: "Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

27º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.