Primeira leitura
Leitura da Primeira Carta de São João 5, 5-13
5Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus (e procede segundo esta fé)? 6Este Jesus Cristo é aquele que veio pela água e pelo sangue; não com água somente, mas com água e com sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7Com efeito, são três os que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue (que derramou), e estes três estão de acordo. 9Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora este testemunho de Deus é o que ele deu de seu Filho. 10O que crê no Filho de Deus, tem em si este testemunho. O que não crê em Deus, faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho. 11E esse testemunho é que Deus (dando-nos seu Filho) deu-nos a vida eterna e que esta vida está em seu Filho. 12Aquele que tem o Filho, tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida. 13Estas coisas vos escrevo, para que saibais que tendes a vida eterna, vós, que credes no nome do Filho de Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia
Sl 147(147B)
A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.
12Louva, ó Jerusalém, ao Senhor, louva, ó Sião, ao teu Deus, 13porque reforçou os ferrolhos das tuas portas, abençoou os teus filhos (que habitam) dentro de ti; 14pôs em paz as tuas fronteiras, da flor da farinha te sacia. 15É ele que envia as suas ordens à terra, a sua palavra corre velozmente. 16É ele que faz cair a neve como lã, que espalha a geada como cinza. 17Atira o seu gelo como pedaços de pão; ante o seu frio congelam as águas. 18Envia a sua palavra, e (logo) as derrete; faz soprar o seu vento, e (logo) as águas correm. 19É ele que anunciou a sua palavra a Jacob, os seus estatutos e os seus preceitos a Israel. 20Não fez assim a qualquer outra nação: não lhes manifestou os seus preceitos. Aleluia.
Evangelho do dia
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5, 12-16
12Sucedeu que, encontrando-se Jesus numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra, o qual, vendo Jesus, prostrou-se com o rosto por terra e suplicou-Ihe: "Senhor, se tu queres, podes limpar-me." 13Ele, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: "Quero, sê limpo." Imediatamente desapareceu dele a lepra. 14Jesus ordenou-lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse-lhe, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua cura o que foi ordenado por Moisés, para lhes servir de testemunho." 15Entretanto dilatava-se cada vez mais a fama do seu nome; e concorriam muitas multidões para o ouvir e ser curadas das suas doenças. 16Mas ele retirava-se para lugares desertos, e fazia oração.
Palavra da Salvação.