Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

terça-feira, 6 de julho de 2027

3ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

3ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum · Ano B · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Gênesis 32, 23-33

A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, Gn 32, 22-32.

22Tendo-se levantado muito cedo, tomou as suas duas mulheres, e as duas escravas com os onze filhos, e passou o vau de Jaboc. 23Depois de passar tudo o que lhe pertencia, 24ficou ele só, e um homem lutou com ele até pela manhã. 25Esse (homem) vendo que o não podia vencer, tocou a articulação da sua coxa, e logo esta se deslocou. 26E disse (a Jacob): Largá-me, porque já vem vindo a aurora. (Jacob) respondeu: Não te largarei, se me não abençoares. 27Disse-lhe pois (aquele homem): Qual é o teu nome? Respondeu: Jacob. 28Porém ele disse: De nenhuma sorte te chamarás Jacob, mas Israel, porque lutaste contra Deus e com os homens e ficaste vitorioso. 29Perguntou-lhe Jacob: Dize-me, como te chamas? Respondeu: Por que me perguntas o meu nome? E abençoou-o no mesmo lugar. 30Jacob pôs àquele lugar o nome de Fanuel, dizendo: Vi a Deus face a face, e a minha alma foi salva. 31E logo o sol lhe nasceu, depois que ultrapassou Fanuel: ele, porém, coxeava dum pé. 32Por esta razão os filhos de Israel até ao dia de hoje não comem o nervo da articulação da coxa, porque o anjo tinha tocado Jacob nesse nervo.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 16(17)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Súplica. De Davide. Ouve, Senhor, uma causa justa, atende o meu clamor, dá ouvidos à minha oração, que sai de lábios enganosos. 2Proceda de ti a minha sentença: os teus olhos vêem o que é recto. 3Se sondas o meu coração, se o visitas de noite, se no fogo me provas, não encontrarás em mim a iniquidade. 4A minha boca não transgrediu, como é costume dos homens; segundo as palavras dos teus lábios, guardei os caminhos da lei. 5Firmaram-se os meus passos nas tuas veredas, os meus pés não vacilaram. 6Eu te invoco, ó Deus, porque me ouvirás; inclina para mim os teus ouvidos, ouve a minha palavra. 7Faze brilhar a tua admirável misericórdia, tu, que salvas dos adversários aqueles que se acolhem à tua direita. 8Guarda-me como a menina dos olhos, sob a sombra das tuas asas esconde-me 9dos pecadores que me fazem violência. Os meus inimigos cercam-me com furor, 10cerram o seu coração insensível, com a sua boca falam arrogantemente. 11Os seus passos já me assediam, fixam em mim os seus olhos para me derribarem por terra, 12semelhantes ao leão, ávidos da presa, e ao cachorro do leão, que se agacha nos esconderijos. 13Levanta-te, Senhor, sai ao seu encontro, arrebata a minha alma ao pecador com a tua espada, 14aos homens, ó Senhor, com a tua mão: aos homens, cuja porção é esta vida, e cujo ventre enches dos teus bens; cujos filhos andam fartos e deixam as sobras aos seus pequeninos. 15Eu, porém, na justiça verei a tua face, saciar-me-ei, ao despertar, com o teu semblante.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 32-38

Um trecho desta leitura não está na Bíblia da casa (versículos 34).

32Tendo-se estes retirado, apresentaram-lhe um mudo possesso do demônio. 33Expulso o demônio, falou o mudo, e admiraram-se as multidões, dizendo: "Nunca se viu coisa assim em Israel" Os fariseus, porém, diziam: "Ele expulsa os demônios por meio do príncipe dos demônios." 35Jesus ia percorrendo todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino, e curando toda a doença e toda a enfermidade. 36Vendo aquelas multidões, compadeceu-se delas, porque estavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. 37Então disse a seus discípulos: " A messe é verdadeiramente grande, mas os operários são poucos. 38Rogai pois ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

14º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.