Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 11 de julho de 2027

São Bento, abade

Solenidade · BrancoTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

São Bento, abade · Solenidade · 15ª semana do Tempo Comum · Ano B · cor branco

Santo do dia

São Bento, abade

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro dos Provérbios 2, 1-9

Um trecho desta leitura não está na Bíblia da casa (versículos 5, 7).

1Meu filho, se receberes as minhas palavras, e tiveres os meus mandamentos dentro do teu coração, 2de sorte que o teu ouvido esteja atento à voz da sabedoria, e o teu coração inclinado à prudência; 3se tu invocares a sabedoria, se inclinares o teu coração para a prudência; 4se a buscares como o dinheiro, e procurares desenterrá-la como se faz com os tesouros, então compreenderás o temor do Senhor, e chegarás ao conhecimento de Deus. 6Com efeito o Senhor é quem dá a sabedoria, e da sua boca procedem a prudência e a ciência. Ele reserva a salvação para os justos, protege os que caminham rectamente, 8sendo ele mesmo que defende o caminho da justiça e dirige os passos dos santos (durante esta vida). 9Então conhecerás a justiça, a rectidão, a equidade, todos os bons caminhos.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 33(34), 2-3.4-5.6-7.8-9.10-11

O texto é o da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário e não se reproduzem aqui.

2Bendirei o Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará sempre na minha boca. 3No Senhor se glorie a minha alma: ouçam-no os humildes e alegrem-se. 4Engrandecei comigo o Senhor; exaltemos o seu nome todos à uma. 5Busquei o Senhor, e ele ouviu-me e livrou-me de todas as minhas tribulações. 6Olhai para ele, a fim de vos alegrardes e de os vossos rostos não serem cobertos de confusão. 7Eis que o aflito clamou, e o Senhor ouviu e o salvou de todas as suas angústias. 8O anjo do Senhor assenta os seus arraiais em volta dos que o temem, e os liberta. 9Gostai e vede como o Senhor é bom; ditoso o homem que a ele se acolhe. 10Temei o Senhor, vós os seus santos, porque não há indigência para os que o temem. 11Os poderosos tornam-se pobres e passaram fome; porém os que buscam o Senhor, não terão falta de bem algum.

Segunda leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 3, 8-14

8Sim, na verdade tudo isso tenho por perda, perante o eminente conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, pelo qual renunciei a todas as coisas e as considero como esterco, para ganhar a Cristo 9e ser encontrado nele, não tendo (já) a minha justiça que vem da (observância da) lei, mas aquela que nasce da fé em Jesus Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé, 10a fim de o conhecer a ele e a virtude da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, assemelhando-me à sua morte, 11para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dos mortos. 12Não que eu tenha já alcançado o prêmio ou seja já perfeito, mas prossigo para ver se de algum modo o poderei apreender, porque eu (que andava fugido e o perseguia) também fui apreendido por Jesus Cristo. 13Irmãos, não julgo ter já alcançado a meta (da perfeição cristã). Mas somente faço uma coisa: esquecendo-me do que fica para trás e avançando para as coisas que estão adiante, 14prossigo para a meta, para o prêmio da celeste vocação de Deus em Jesus Cristo.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19, 27-29

27Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: "Eis que abandonámos tudo e te seguimos; que haverá então para nós?" 28Jesus disse-lhes: "Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do homem estiver sentado no trono da sua glória, vós, que me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. 29E todo o que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do meu nome, receberá o cêntuplo, e possuirá a vida eterna.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

São Bento, abade

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.