Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

segunda-feira, 12 de julho de 2027

2ª-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

2ª-feira da 15ª Semana do Tempo Comum · Ano B · cor verde

Santo do dia

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Êxodo 1, 8-22

8Entretanto levantou-se no Egipto um novo rei, que não conhecia José, 9e disse ao seu povo: O povo dos filhos de Israel é mais numeroso e forte que nós. 10Vinde, oprimámo-Io com astúcia para que ele não se multiplique e para que, se sobrevier contra nós alguma guerra, se não una contra os nossos inimigos, e, depois de nos vencer; saia deste país. 11Portanto estabeleceu sobre eles inspectores de obras, para os oprimirem com trabalhos penosos; assim edificaram a Faraó, para servirem de armazéns, as cidades de Fitom e Ramessés. 12Mas, quanto mais os oprimiam, tanto mais se multiplicavam e cresciam. 13Os Egípcios odiavam os filhos de Israel e os afligiam com insultos, 14fazendo-lhes passar uma vida amarga com penosos trabalhos de barro, de tejolos e do campo, com toda espécie de Serviço duramente imposto. 15O rei do Egipto falou também às parteiras dos hebreus, uma das quais se chamava Séfoira, e a outra Fua, 16ordenando-lhes: Quando assistirdes às mulheres hebreias, e chegar o tempo do parto se for menino, matai-o, se for menina, conservai-a. 17Contudo as parteiras temeram a Deus e não obedeceram à ordem do rei do Egipto, mas conservavam os meninos. 18Então, tendo-as chamado, o rei disse-lhes: O que é que quisestes fazer, conservando os meninos? 19Elas responderam: As mulheres hebreias não são como as egípcias, pois sabem assistir-se no seu parto, e, antes de nós chegarmos, dão à luz. 20Por isto, Deus fez bem às parteiras: e o povo cresceu, e se fortificou extraordinàriamente. 21Visto que as parteiras temeram a Deus, ele fez prosperar as suas casas. 22Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: Tudo o que nascer do sexo masculino lançai-o ao rio: tudo o (que nascer) do sexo feminino conservai-o.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 123(124)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Cântico das subidas De Davide. Se o Senhor não tivesse estado por nós, diga-o agora Israel, 2se o Senhor não tivesse estado por nós, quando os homens se levantaram contra nós, 3de certo nos teriam engulido vivos. Quando se acendia o seu furor contra nós, 4então a água (da desgraça) nos teria submergido; a torrente teria passado sobre nós; 5então teriam passado sobre nós as águas entumecidas. 6Bendito o Senhor, que não nos deu aos seus dentes por presa. 7A nossa alma (ou vida), como o pássaro, escapou do laço dos caçadores: o laço foi quebrado, e nós ficamos livres. 8O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 34—11, 1

34Não julgueis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. 35Porque vim separar o filho de seu pai, e a filha de sua mãe, e a nora da sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios domésticos (Mic. 7, 6). 37O que ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38O que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39O que se prende à sua vida perdê-la-á, e o que perder a sua vida por meu amor, achá-la-á. 40O que vos recebe, a mim recebe, e o que me recebe, recebe aquele que me enviou. 41O que recebe um profeta; na qualidade de profeta, receberá a recompensa do profeta; o que recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. 42E todo o que der a beber um simples copo de água fresca a um destes pequeninos, a título de ser meu discípulo, na verdade vos digo que não perderá a sua recompensa." Capítulo 11 1Tendo Jesus acabado de dar estas instruções aos seus doze discípulos, partiu dali para ir ensinar e pregar nas cidades deles.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

15º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.