Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2028

São Osvaldo de Worcester, bispo

Memória facultativa · BrancoTempo Comum (1ª parte)

Celebração do dia

São Osvaldo de Worcester, bispo · Memória facultativa · 8ª semana do Tempo Comum · Ano C · cor branco

Santo do dia

São Osvaldo de Worcester, bispo

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 1, 3-9

3Bendito seja Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma esperança viva, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4para uma herança incorruptível, que não pode contaminar-se, nem murchar, reservada nos céus para vós, 5a quem o poder de Deus guarda pela fé para a salvação, que está preparada para se manifestar no último tempo. 6Por isso exultais, embora presentemente convenha que sejais afligidos por um pouco de tempo com várias provações, 7a fim de que a prova da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro, o qual, embora perecível, se prova com o fogo, se ache digna de louvor, de glória e de honra, quando Jesus Cristo se manifestar (como juiz). 8Este Jesus, vós o amais, sem nunca o ter visto, credes nele sem o ver ainda, e exultais com uma alegria inefável e cheia de glória, 9seguros de obter o fim da vossa fé: a salvação das vossas almas.

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 110(111)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Aleluia. Louvarei o Senhor com todo o meu coração, na reunião dos justos e na assembleia. 2Grandes são as obras do Senhor, dignas de estudo para todos os que as amam. 3A sua obra é majestade e magnificência; a sua justiça permanece para sempre: 4Instituiu um memorial das suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo. 5Deu alimento aos que o temem; lembrar-se-á eternamente da sua aliança. 6Manifestou ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações. 7As obras das suas mãos são rectas e justas; todos os seus preceitos são imutáveis, 8estáveis pelos séculos, para sempre, dados com firmeza e equidade. 9Enviou a redenção ao seu povo; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e venerável é o seu nome. 10O temor do Senhor é o princípio da sabedoria: procedem com prudência todos os quê o adoram; o seu louvor permanece para sempre.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 17-27

17Tendo saído para se pôr a caminho, veio um homem correndo, e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: "Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?" 18Jesus disse-lhe: "Porque, me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. 19Tu conheces os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não furtes, não digas falso testemunho, não cometas fraudes, honra teu pai e tua mãe (Ex. 20, 13-16; Dt. 5, 17-20)." 20Ele respondeu: "Mestre, todas estas coisas tenho observado desde a minha mocidade." 21Jesus, pondo nele os olhos, mostrou-lhe afeto, e disse-lhe: "Uma coisa te falta; vai, vende quanto tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me." 22Mas ele, entristecido por esta palavra, retirou-se desgostoso, porque tinha muitos bens. 23Jesus, olhando em roda, disse a seus discípulos: "Quanto é difícil que entrem no reino de Deus os que têm riquezas!" 24Os discípulos assombravam-se das suas palavras. Mas Jesus de novo lhes disse: "Meus filhos, quanto é difícil entrarem no reino de Deus os que confiam nas riquezas! 25Mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus." 26Eles, de cada vez mais admirados, diziam uns para os outros: "Quem pode logo salvar-se?" 27Jesus, olhando para eles, disse: "Para os homens isto é impossível, mas não para Deus, porque a Deus tudo é possível."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

Comum dos Pastores

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.