Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

terça-feira, 29 de fevereiro de 2028

3ª-feira da 8ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (1ª parte)

Celebração do dia

3ª-feira da 8ª Semana do Tempo Comum · Ano C · cor verde

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 1, 10-16

10Desta salvação inquiriram e indagaram os profetas, que predisseram a graça que havia de vir a vós, 11procurando descobrir qual o tempo e quais as circunstâncias (em que devia vir o Messias), indicadas por aquele que estava neles, o Espírito de Cristo, ao predizer os sofrimentos reservados a Cristo e as glórias que se lhes seguiriam. 12Foi-lhes revelado que eles, não para si, mas para vós, eram dispensadores daquelas coisas que agora vos são anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo, enviado do céu, vos pregaram o Evangelho. Nessas coisas reveladas os próprios anjos desejam penetrar com os seus olhares. 13Portanto, cingidos os rins da vossa mente, sendo sóbrios, esperai inteiramente naquela graça (da vida eterna), que vos será oferecida na manifestação de Jesus Cristo. 14Como filhos obedientes, não vos conformeis com os desejos do vosso passado quando estáveis na ignorância, 15mas, à imitação do (Deus) Santo que vos chamou, sede vós também santos em todas as ações, 16porque está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo (Lv. 11, 44).

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 97(98)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

1Salmo. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque operou maravilhas. Vitória lhe preparou a sua direita e o seu santo braço. 2O Senhor manifestou a sua salvação; revelou a sua justiça aos olhos das gentes. 3Lembrou-se da sua bondade e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor, todas as terras, alegrai-vos, rejubilai e cantai salmos. 5Cantai salmos ao Senhor com citara, com citara e ao som do saltério. 6com trombetas e ao som de corneta: regozijai-vos na presença do (vosso) rei, (que é o) Senhor. 7Ressoe o mar e tudo o que há nele, o mundo e os que habitam nele. 8Batam palmas os rios, ao mesmo tempo os montes se alegrem 9à vista do Senhor, porque vem, porque vem governar a terra. Governará o mundo com justiça e os povos com equidade.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 28-31

28Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixámos tudo, e te seguimos." 29Jesus respondeu: "Na verdade vos digo: Ninguém há que tenha deixado a casa, os irmãos, as irmãs, o pai, a mãe, os filhos, ou as terras, por causa de mim e do Evangelho, 30que não receba o cêntuplo, mesmo nesta vida, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, mesmo no meio das perseguições, e no século futuro a vida eterna. 31Porém muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

8º Domingo do Tempo Comum

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.