Pular para o conteúdo
Ora et Labora

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi)

Solenidade · BrancoTempo Comum (2ª parte)

Celebração do dia

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) · Solenidade · Tempo Comum · Ano A · cor branco

Leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Deuteronômio 8, 2-3.14-16a

A citação indica parte de versículo; a Bíblia da casa traz o versículo inteiro.

2Recordar-te-ás de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu pelo deserto durante quarenta anos, para te castigar, para te provar, e para que tornasse manifesto o que estava dentro do teu coração se guardarás ou não os seus mandamentos. 3Afligiu-te com a fome, deu-te por sustento o maná, que tu desconhecias e teus pais, para te mostrar que o homem não vive só do pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 14o teu coração se eleve, e te não lembres do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa da servidão, 15e que foi o teu guia no grande e terrível deserto, onde havia serpentes ardentes e escorpiões, e uma falta completa de água; que fez sair arroios da pedra duríssima. 16e que te alimentou no deserto com o maná, que teus pais não conheceram: que, depois de te ter afligido e provado, por fim teve compaixão de ti,

Palavra do Senhor.

Salmo do dia

Sl 147(147B)

A fonte indica o salmo, não as estrofes: aqui vai o salmo inteiro, da Bíblia da casa; o refrão e a divisão em estrofes são do Lecionário.

12Louva, ó Jerusalém, ao Senhor, louva, ó Sião, ao teu Deus, 13porque reforçou os ferrolhos das tuas portas, abençoou os teus filhos (que habitam) dentro de ti; 14pôs em paz as tuas fronteiras, da flor da farinha te sacia. 15É ele que envia as suas ordens à terra, a sua palavra corre velozmente. 16É ele que faz cair a neve como lã, que espalha a geada como cinza. 17Atira o seu gelo como pedaços de pão; ante o seu frio congelam as águas. 18Envia a sua palavra, e (logo) as derrete; faz soprar o seu vento, e (logo) as águas correm. 19É ele que anunciou a sua palavra a Jacob, os seus estatutos e os seus preceitos a Israel. 20Não fez assim a qualquer outra nação: não lhes manifestou os seus preceitos. Aleluia.

Segunda leitura

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 10, 16-17

16Porventura o cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor? 17Visto que há um só pão, nós, embora muitos, formamos um só corpo, nós todos que participamos do mesmo pão.

Palavra do Senhor.

Evangelho do dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6, 51-58

51Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei, é a minha carne (que será sacrificada) para a salvação do mundo." 52Disputavam, então, entre si os Judeus: "Como pode este dar-nos a comer a sua carne?" 53Jesus disse-lhes: "Em verdade, em verdade, vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue verdadeiramente bebida. 56O que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele. 57Assim como me enviou o Pai que vive, e eu vivo pelo Pai, assim o que me comer a mim, esse mesmo também viverá por mim 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que comeram os vossos pais, que morreram. O que come deste pão viverá eternamente."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

As leituras e o salmo vêm da Bíblia da casa, não da tradução proclamada na Missa no Brasil, que é a da CNBB. O salmo responsorial traz a referência e o texto: os versos indicados, ou o salmo inteiro quando a fonte não os indica; o refrão, a divisão em estrofes, as antífonas e as orações são do Missal e do Lecionário, e não se reproduzem aqui.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Os cantos da Missa (Graduale)

Corpus Christi

O canto gregoriano próprio desta Missa, com as partituras.